Agrotóxicos

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

AtividadesTrânsito de VegetaisPragas – Agrotóxicos

O que são Agrotóxicos?

São produtos e agentes de componentes físicos, químicos ou biológicos utilizados na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, ou nas criações, pastagens, florestas, em ambientes urbanos, hídricos e industriais com objetivo de preservá-los da ação danosa de seres vivos nocivos (fungos, bactérias, vírus, etc).

Legislação

Para disciplinar a produção, o uso, a comercialização e a destinação final das embalagens vazias o Governo criou uma legislação especifica:

A legislação prevê a aplicação de penalidades para o fabricante, revendedor e/ou usuário que as descumprirem.

Recomendações para uso correto dos agrotóxicos

Consulte um Engenheiro Agrônomo ou Florestal, conforme o caso, para avaliar os problemas com ataques de pragas ou plantas daninhas e só compre o produto recomendado após a emissão do Receituário Agronômico e com Nota Fiscal.

  • Em caso de dúvidas, peça ajuda para interpretar os rótulos, as bulas e os receituários agronômicos.

Faça o transporte dos agrotóxicos em carroceria de veículo, longe do contato de pessoas e alimentos. Armazene as embalagens cheias, em uso e/ou vazias em local ventilado, seco e protegido, mantendo as embalagens vazias por um período de no máximo um ano até serem devolvidas aos postos de recebimento.
Durante o preparo e aplicação do produto, utilize os equipamentos de proteção individual (E.P.I.) e evite beber, comer ou fumar. Aplique em dias sem vento, no início da manhã ou fim da tarde, na dosagem correta e para a cultura recomendada.
Após o uso, lave bem as mãos, preferencialmente tome banho, e lave as roupas contaminadas separadas de outras.

  • Não permita que as crianças manipulem agrotóxicos
  • Não utilize equipamentos com vazamento

Na ocasião do preparo, quando for utilizado todo o produto, lave três vezes (tríplice lavagem) as embalagens vazias (vasilhames de plástico e de vidro), e fure as plásticas no fundo para evitar reutilização das mesmas. Não lave equipamentos e embalagens nem jogue resíduos em rios ou igarapés.
As embalagens não laváveis ou flexíveis, tais como sacos de plástico, de papel, caixas de papelão, entre outras, também devem ser entregues aos postos de recebimento.

Os Postos de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foram construídos conforme exigências da legislação estadual de agrotóxico, Lei 1841 de 28/12/07 e seu Decreto Regulamentador nº 13563 de 14/04/08. Foi necessário a união dos revendedores sob forma de Associação e com apoio e parceria do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), para a construção dos Postos. Hoje temos 14 Postos construídos nas cidades de: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Machadinho, Ouro Preto, Ji Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Nova Brasilândia, Alta Floresta, São Miguel, Espigão D´Oeste e Rolim de Moura, sendo em Cacoal a Central de recebimento de embalagens vazias. Estes Postos estão disponíveis para atender a população usuária de produto agrotóxico no período de 1 (um) ano após a data da compra na Nota Fiscal. As embalagens devem ser devolvidas devidamente lavadas (tríplice lavagem) e inutilizadas pela perfuração no fundo.

Fotos do posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em construção de Ouro Preto do Oeste/RO (Foto cedida pelo Engº Agrônomo Fragoso – Ouro Preto do Oeste/RO)
Danos causados ao homem, animais e ao meio ambiente

Casos de intoxicação por agrotóxicos são freqüentemente relatados, principalmente nos trabalhadores rurais. A exposição continuada, por período longo, pode afetar a saúde humana chegando a ocorrer ataque ao sistema nervoso e reprodutivo, paralisia, cegueira ou câncer.
A quantidade de agrotóxicos usada em nossas lavouras e os resíduos liberados no meio ambiente ou remanescentes nas culturas são progressivamente transferidos para os alimentos, podendo afetar a saúde humana.
O impacto sobre o ambiente resulta na degradação lenta dos recursos naturais. Dentre eles a morte de animais silvestres e de peixes, contaminação da água e do solo, eliminação de inimigos naturais das pragas das culturas e de agentes polinizadores e, conseqüente, um surgimento de pragas mais resistentes aos agrotóxicos.

Importante!

Em caso de suspeita de intoxicação, não beba nada e procure imediatamente assistência médica, levando o rótulo ou nome do produto que estava manuseando.

Fique atento ao rótulo de risco existente nas embalagens de agrotóxicos!

Tenha o máximo cuidado!

A classe toxicológica da substância química vem em forma de faixas coloridas na embalagem. Veja:

* É sempre bom advertir que mesmo sendo “pouco tóxico” se trata de uma substância venenosa.
Dica importante

Antes de consumir frutas, legumes e verduras, coloque-as numa solução de 1 litro de água para 4 colheres de vinagre por 20 minutos e retire as folhas externas das verduras.
Além disso, fique atento a sintomas comuns de intoxicação, como dor de cabeça, vômito e diarréia e procure socorro médico.
Maiores informações procurar a IDARON do seu município.