//Idaron lança cartilha sobre doenças transmitidas por meio de alimentos

Idaron lança cartilha sobre doenças transmitidas por meio de alimentos

Existem mais de 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos ( DTA’s) no mundo. A maioria delas são infecções causadas por bactérias, vírus, protozoários e outros parasitas. Para alertar o produtor rural e a comunidade sobre o perigo dessas doenças e o meio de transmissão delas, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) produziu uma cartilha, orientando sobre os riscos de consumir alguns tipos de alimentos sem o preparo adequado.

A cartilha, produzida pelos técnicos da Gerência Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIPOA), integra o programa de educação sanitária da Idaron e tem como um dos seus objetivos o esclarecimento de questões importantes sobre alimentos de origem animal para a população do Estado de Rondônia.

“Nesta cartilha, estão listadas as principais doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de alimentos de origem animal produzidos em condições inadequadas. Contamos com a especial atenção do produtor rural às informações contidas nela, principalmente no sentido de ele (produtor) procurar a Idaron sempre que houver casos de animais suspeitos de enfermidades de controle oficial (febre aftosa, raiva, etc) e procurar atendimento médico em caso de sintomas de doenças veiculadas por alimentos”, salientou Margarete Eliane Gabellini Aprigio, que coordenou a produção da cartilha.

“Uma alimentação saudável é uma das principais condições para a promoção e manutenção de saúde, sendo que a deficiência nesse controle associada às condições higiênico-sanitárias insatisfatórias de manipuladores, equipamentos e utensílios utilizados são um dos fatores responsáveis pela ocorrência de infecção e intoxicação alimentar”, destacou.

Segundo Margarete Aprigio, para a qualidade e segurança de um alimento é necessário que esteja ausente de contaminações químicas, físicas, microbiológicas e em condições higiênicas e sanitárias satisfatórias para o consumo humano a fim de amenizar a ocorrência de enfermidades.

Segue abaixo a cartilha da GIPOA feito em PDF com as informações nele.

Para os Celulares – Clique aqui