///Ferrugem da Soja

Ferrugem da Soja

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

AtividadesTrânsito de Vegetais – Pragas – Agrotóxicos

Pragas

Cigarrinhas das Pastagens • Moko da Bananeira • Sigatoka Negra
Sigatoka Amarela • Lagarta dos Cafezais • Nematóide do Cisto da Soja
Mosca Branca • Mosca Negra dos Citros • Mosca da Carambola
Mal do Panamá • Ferrugem da Soja

Ferrugem da Soja

A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A doença foi detectada pela primeira vez em 2001, no oeste do Paraná, se espalhando rapidamente por todo o Brasil.

Sintomas

Os sintomas iniciais se caracterizam por minúsculos pontos mais escuros que o tecido da folha, de coloração cinza-esverdeada, e pequena protuberância na parte inferior da folha, geralmente na parte baixa da planta. Rapidamente, se não houver controle, estes sintomas se espalham por todas as folhas da planta, o que ocasiona desfolha precoce, provocando má formação dos grãos, podendo levar à perdas de até 100 % da produção.

 

Controle

Como o fungo causador da doença é um hospedeiro obrigatório, implementou-se o vazio sanitário nos estados produtores de soja, proibindo o plantio por determinado período do ano, bem como obrigatoriedade de eliminação de plantas tigüeras, diminuindo-se a incidência de fungo durante período de cultivo e assim diminuir o uso de fungicidas. Outras medidas a serem adotadas são: utilização de variedades menos susceptíveis, monitoramento das lavouras para identificação precoce da entrada da doença na região e aplicação de fungicidas.

Medidas Fitossanitárias

A portaria 220 de 11/08/2009 institui medidas fitossanitárias de redução de inóculo do fungo causador da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi), sendo elas:

1. A introdução do vazio sanitário, sendo proibido o plantio de soja no estado de Rondônia no período compreendido entre 15 de junho e 15 de setembro
2. A necessidade de cadastro/renovação cadastral das áreas de plantio de soja até 30 de novembro de cada safra agrícola, podendo ser no escritório da Idaron de seu município ou pelo site.
3. Monitoramento de sua lavoura e comunicação da Idaron no caso de ocorrência de ferrugem asiática, bem como realizar o controle químico conforme recomendações do responsável técnico.

O descumprimento das normas contidas nesta Portaria sujeitará os infratores às sanções estabelecidas na Lei estadual de Defesa Sanitária Vegetal do estado de Rondônia e seu regulamento.