/Educação Sanitária

Educação Sanitária

Educação Sanitária – Projetos – Cursos/Treinamentos – Publicações – Grupo gestor – Certificados

Entende-se por educação sanitária em defesa agropecuária o processo de disseminação, construção e apropriação de conhecimentos, por parte dos participantes das diversas etapas das cadeias produtivas associadas às atividades agropecuárias e pela população em geral, relacionados com a saúde animal, sanidade vegetal e qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários.” Parágrafo único do Art. 2º da IN 28/2008.

Com esse enfoque, foi criado o Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de Rondônia – PEDSA/RO, visando a inovação do atual sistema de defesa, através do aumento da eficiência e eficácia destas atividades, com ações sustentadas em iniciativas educacionais e de comunicação social estruturadas, ajustadas às diferentes realidades que favoreçam o êxito do Programa e fortaleçam a imagem da Agência IDARON.

O referido programa está vinculado à Coordenação Técnica – COTEC/IDARON para melhor atender as Gerências (GDSA, GIDSV e GIPOA) da IDARON, que demandam ações específicas, além daquelas de cunho geral. O programa visa ainda a educação continuada para capacitar o corpo técnico priorizando o processo de transição de status sanitário, como atualmente, com a suspensão da vacina contra febre aftosa.

Vislumbramos obter, a partir dessa inovação, e de um sólido planejamento do processo educativo, novas perspectivas e estímulo ao cidadão para que assuma responsabilidades e se torne um sujeito participativo e transformador da realidade, se sentindo comprometido, corresponsável e partícipe dos trabalhos desenvolvidos em sanidade.

COORDENAÇÃO.