Pragas

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

Atividades Trânsito de Vegetais – Pragas – Agrotóxicos

Pragas

Cigarrinhas das Pastagens • Moko da Bananeira • Sigatoka Negra
Sigatoka Amarela • Lagarta dos Cafezais • Nematóide do Cisto da Soja
Mosca Branca • Mosca Negra dos Citros • Mosca da Carambola
Mal do Panamá • Ferrugem da Soja

Cigarrinhas das Pastagens

As cigarrinhas são insetos sugadores das gramíneas (pastagens, cana-de-açucar, arroz, milho) e que durante o período de seca permanece na pastagem na forma de ovo. Com o início do período chuvoso estes dão origem às ninfas, que são as formas jovens das cigarrinhas. Atualmente as cigarrinhas tem sido responsáveis por grande redução na produção de carne e leite, seus danos variam de 15 a 100% dependendo da espécie da gramínea cultivada, manejo e condições climáticas.

 

Com o objetivo de implantar um laboratório para produção do fungo Metarhizium anisopliae no Estado de Rondônia, utilizado no controle biológico das cigarrinhas, uma equipe formada por técnicos da EMATER, SEAPES, IDARON, Prefeitura de Pimenta Bueno e da Associação Rural de Pimenta, realizou uma visita ao laboratório de produção do fungo na cidade de São José do Rio Claro– MT. Naquela oportunidade foram apresentadas todas as dependências físicas do laboratório, bem como esclarecimentos por parte de técnicos sobre a operacionalização da biotecnologia utilizada na produção do fungo.

As obras de construção do laboratório de Pimenta Bueno foram iniciadas através de com convênio firmado entre o Governo do Estado e a Associação Rural de Pimenta Bueno com repasse de recursos financeiros à referida entidade.

Programa de Controle das Cigarrinhas das Pastagens

Uma equipe composta por técnicos da IDARON, SEAPES, EMATER, CEPLAC, SEDAM, EMBRAPA, DFA e Associações Rurais de Pimenta Bueno, está elaborando um Programa de Controle das Cigarrinhas das Pastagens, o qual será inserido nas políticas públicas do Governo do Estado voltadas para o setor agropecuário.