/Programa de controle da Ferrugem Asiática da Soja

Programa de controle da Ferrugem Asiática da Soja

O que é ferrugem asiática da soja?

A ferrugem asiática da soja é uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. É a doença mais severa que incide na cultura da soja. Foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001 e se espalhou rapidamente pelas regiões produtores do país.
P. pachyrhizi é um fungo biotrófico, ou seja, necessita de um hospedeiro vivo para obter seu alimento.

Como a ferrugem asiática afeta a cultura da soja?

O principal dano ocasionado pela ferrugem asiática é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, reduzindo a produtividade e aumentando os custos de produção devido ao controle químico.

Como o fungo P. pachyrhizi dissemina para novas áreas?

A disseminação de P. pachyrhizi ocorre principalmente através da dispersão dos esporos do fungo pelo vento, que se depositam sobre as folhas das plantas de soja. Caso a temperatura esteja entre 18 e 26 °C e haja molhamento foliar de pelo menos seis horas, os esporos germinam e o fungo penetra na folha diretamente, rompendo a epiderme e começa a colonizar os tecidos da folha.

Qual o dano que a ferrugem asiática pode causar nas lavouras de soja?

O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação, da resistência/ tolerância e do ciclo da cultivar utilizada. Reduções de produtividade próximas a 70% podem ser observadas quando comparadas áreas tratadas e não tratadas com fungicidas, em anos de alta incidência da doença.

Quais os sintomas da ferrugem asiática?

Os sintomas se iniciam pelo terço inferior da planta e aparecem como minúsculas pontuações (no máximo 1 mm de diâmetro) mais escuras que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza esverdeada.
A confirmação da ferrugem-asiática é feita pela constatação, no verso da folha (face abaxial) de saliências semelhantes a pequenas feridas ou bolhas, que correspondem às estruturas de reprodução do fungo (urédias). Essa observação é facilitada com a utilização de uma lupa de 20 a 30 aumentos, ou utilizando microscópio estereoscópico (lupa com maiores aumentos). Com o passar do tempo, as folhas infectadas pelo fungo tornam-se amarelas, ficam secas e caem.

Quais medidas devem ser adotadas para controlar a ferrugem e possibilitar a convivência?

As estratégias de controle da doença se baseiam na biologia do fungo, que são: eliminação de plantas voluntárias na entressafra por meio do vazio sanitário para redução do inóculo do fungo, calendário de semeadura de soja para reduzir a janela de contato do fungo com o hospedeiro, a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada como estratégia de escape da doença, utilização de fungicidas com misturas comerciais e diferentes mecanismos de ação e não realizar o cultivo sucessivo de soja sobre soja. A combinação das estratégias resulta em menor número de aplicações de fungicida e reduzindo o custo de produção.

O que é vazio sanitário da soja?

É um período de 90 dias na entressafra, onde não é possível cultivar a soja e as plantas voluntárias que nasceram nesta época, é obrigatória a eliminação, pelo produtor ou quem detenha a posse da área.
O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir a quantidade de esporos do fungo durante a entressafra e, assim, retardar a ocorrência da doença na safra.

O que é calendário de semeadura da soja?

É um período que se inicia com o fim do vazio sanitário, neste período o produtor deve realizar a semeadura da soja, sendo indicado realizar a semeadura no início do período como estratégia de escape.
O principal objetivo do calendário de semeadura é concentrar o cultivo da soja no mesmo período, favorecendo o manejo da doença e inibindo a seleção de resistência aos fungicidas disponíveis no mercado.

O que é cultivo de soja em sucessão a soja, e porque é proibido?

O cultivo de soja em sucessão a soja, é o cultivo em que o produtor realiza nova semeadura da soja após a colheita da soja no mesmo local e no mesmo ano agrícola.
Estes cultivos representam um grande risco fitossanitário, pois a lavoura em sucessão se inicia quando ocorre um grande número de esporos da praga no ambiente, produzidos na safra anterior.
O aparecimento da doença no início da cultura exige um maior número de aplicações de fungicidas e a seleção de indivíduos resistentes, prejudicando o controle nas safras seguintes.

Por que devo fazer o cadastro de lavouras de soja todos os anos?

A exigência é prevista em regulamento estadual (IN n° 17, de 2021), como ferramenta para o planejamento das ações de fiscalização do cumprimento das medidas de controle e monitoramento da ferrugem asiática da soja, amparando o desenvolvimento da cultura da soja no estado de Rondônia.

Quando devo realizar o cadastro das áreas com cultivo de soja?

O cadastro deve ser realizado no período de 15 de setembro a 30 de dezembro anualmente. Pode ser realizado nas unidades da Idaron ou através do sítio eletrônico da Idaron, no endereço:
http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/cadastro-de-propriedades-produtoras-de-soja/