///Programa de Epidemiologia e Vigilância Veterinária

Programa de Epidemiologia e Vigilância Veterinária

Por que devo comunicar sinais de doenças dos animais de produção?

Algumas doenças dos animais de produção possuem um alto poder de infecciosidade e de disseminação, cujos impactos sociais, econômicos e ambientais podem ser extremamente altos. Essas doenças requerem a intervenção do Serviço de Vigilância Oficial (SVO), representado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em nível federal e pela Agência IDARON em nível estadual. Essa comunicação viabiliza o controle e a erradicação eficiente, bem como a certificação de zonas livres de doenças, sustentando o acesso dos sistemas produtivos ao comércio nacional e internacional.

Quem deve comunicar a presença de sinais de doenças nos animais de produção?

Qualquer cidadão (produtor, proprietário, funcionário, prestador de serviços, profissionais e técnicos da área, vizinhos, parentes, entre outros) que tenha conhecimento da suspeita ou confirmação de doenças animais constantes nas listas de doenças de notificação tem a obrigação legal de comunicar aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal. A Instrução Normativa do MAPA N° 50/2013 define as doenças de notificação.

Quando devo comunicar a presença de sinais de doenças nos animais de produção?

Imediatamente. A suspeita ou a ocorrência de qualquer doença de notificação obrigatória deverá ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 horas da identificação dos sinais.

Quem eu devo procurar quando os meus animais de produção ou animais de terceiros apresentarem sinais de doenças?

A Agência IDARON é o órgão de defesa sanitária animal responsável pela investigação, descarte ou confirmação de focos de doenças sob controle oficial/presentes na lista de doenças de notificação obrigatória, definida pelo MAPA. Por isso, sempre que houver qualquer sinal de doença nos animais de produção que levem a suspeita dessas doenças, a IDARON deve ser comunicada para que seja realizada a investigação do caso suspeito.

Quais doenças que ocorrerem nos animais de produção deverão ser comunicadas a Agência IDARON?

Qualquer sinal de doença nos animais de produção que levem a suspeita de doença presentes na lista de doenças de notificação obrigatória, ou seja, febre aftosa, raiva, encefalopatia espongiforme bovina, scrapie, peste suína clássica, peste suína africana, língua azul, antraz, anemia infecciosa equina, mormo, encefalomielite equina do leste, encefalomielite equina do oeste, febre do Nilo ocidental, influenza aviária, doença de Newcastle, Aethina túmida, loque americana das abelhas melíferas, loque europeia das abelhas melíferas ou doenças que causem sinais/lesões confundíveis com as doenças de notificação obrigatória.

Quais os sinais de doenças em meus animais eu devo comunicar a IDARON?

Bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos: presença de aftas ou feridas na boca, língua e tetas, bolhas e feridas nas patas, salivação intensa, manqueira, queda de produção leiteira, emagrecimento rápido, febre alta, apatia, alterações de comportamento (andar estranho ou com dificuldade, animal que não levanta etc), morte súbita.

Equinos: emagrecimento, cansaço e diminuição da força de trabalho. Nódulos nas mucosas do nariz e também pelo corpo. Catarro, dificuldade em respirar, pneumonia, fraqueza e prostração.

Aves: espirros, excessivo lacrimejamento, diarreia, queda de produtividade, alta mortalidade, crista ou barbela arroxeada, torcicolo (pescoço caído), incoordenação motora.

Suínos: Sangramentos, vômitos, diarreia, patas e focinhos azulados ou avermelhados, ranger de dentes, convulsões e dificuldades em caminhar. Amontoamento de animais, pequenas manchas avermelhadas na pele e mucosas. Depressão, tremores, espirros e tosses, pneumonia associados a alta mortalidade de leitões.

Abelhas (Apis melifera e Abelhas Nativas sem Ferrão): larvas em posições anormais (contorcidas nas paredes dos alvéolos), mudança da coloração das crias de branco-pérola para amarelo, castanho-claro ou marrom, morte de larva (cria aberta) antes que os alvéolos sejam operculados (tampa da célula) ou das crias na fase de pré-pupa ou pupa, quando a célula de cria (alvéolo) já está operculada (fechada), cria com aspecto derretido ou desmanchada, cheiro pútrido (de podre) observado na manipulação dos favos de cria, presença de favos de cria falhados, aspecto salteado com células vazias ou com opérculos lustrosos, afundados e muitas vezes furados ou roídos, mortalidade de abelhas adultas, declínio e ao colapso da colônia e desaparecimento das abelhas.

Como eu posso comunicar a IDARON sinais de doenças em meus animais?

A comunicação está disponível em vários canais buscando a comodidade:

Em qualquer escritório de atendimento a comunidade da Idaron (endereços disponíveis no site: http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/telefones-das-regionais/ – Clique aqui);

Através dos telefones de qualquer escritório de atendimento a comunidade da Idaron (telefones disponíveis no site: http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/telefones-das-regionais/ – Clique aqui);

Através do Disque IDARON (0800 643 4337);

Diretamente no sistema Sisbravet (via site da IDARON: http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/notificacao-de-doencas/ – Clique aqui);

Através de nossas redes sociais (links disponíveis no site da IDARON: http://www.idaron.ro.gov.br/).