/Classificação de produtos de origem vegetal

Classificação de produtos de origem vegetal

O que é classificação vegetal?

É o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do Ministério da Agricultura.

Qual a finalidade da classificação?

Como atividade auxiliar da comercialização, tem como objetivo determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de produtos vegetais, com base em padrões físicos e descritivos do Ministério da Agricultura.

Por que é preciso classificar os produtos vegetais?

Todas as pessoas têm direito à alimentação. Quem produz deve estar atento à QUALIDADE e conhecer as regras de produção (Leis e normas) sobre o assunto. A QUALIDADE dos produtos vegetais é alcançada quando se tomam todos os cuidados necessários, durante todas as fases de produção, ou seja, os cuidados com as Boas Práticas.

Qual a importância no Controle de Qualidade de Produtos vegetais?

As análises físico-químicas realizadas pelo Serviço de Classificação Vegetal têm por objetivo o controle de qualidade de produtos de origem vegetal para garantir a oferta de alimentos saudáveis ao consumidor e matéria prima com qualidade. A segurança alimentar deve ser uma preocupação constante das empresas que prezam pela satisfação do cliente o que, naturalmente, se reflete na valorização de suas marcas.

O que é Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Fabricação (BPF)?

As Boas Práticas são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas a cuidar da saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições dos trabalhadores e de suas famílias. Por fim, a QUALIDADE é assegurada fazendo-se a CLASSIFICAÇÃO desses produtos. Por este motivo, existe a Lei nº 9.972, de 25 de março de 2000.

A Lei da Classificação Vegetal

A Lei nº 9.972, de 2000 obriga que os produtos vegetais sejam classificados, nas seguintes situações:
I. Quando os produtos são destinados diretamente à alimentação humana;
II. Nas operações de compra e venda do poder público;
III. Nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, quando da importação;

O que são Entidades Credenciadas?

São órgãos públicos ou empresas privadas especializadas que são autorizados pelo MAPA a classifi car produtos vegetais. Esta autorização é concedida pelo MAPA por meio do credenciamento.

O que é Padronização dos produtos vegetais?

É a atividade que tem por objetivo o estabelecimento de modelos tipo, físico ou descritivo, por produto vegetal levando-se em conta a identidade, seu emprego, forma, cor, peso, tamanho, apresentação e qualidade.

Quais os Produtos classificados pela IDARON?

Arroz, feijão, e café beneficiado grão crú.

Quais os benefícios para as indústrias?

Auxilia no controle de qualidade do produto com vistas à comercialização, contribuindo para redução da concorrência fraudulenta no mercado, em função qualidade e do preço. Atua como mediadora nas questões de qualidade, eliminando divergências na aquisição de produtos, observando padrões preestabelecidos.

Quais os benefícios para o Produtor?

O Serviço de Classificação Vegetal da IDARON, atua quando solicitado, como mediador nas questões de qualidade evitando os abusos contra produtores na recepção dos seus produtos, por ocasião da primeira comercialização e nas operações de compra e venda do poder público.

Quais os benefícios para o consumidor?

A Classificação Vegetal constitui-se em forte imperativo para salvaguardar o interesse do público, quando associada às regras do Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista, que este serviço atesta a qualidade dos produtos empacotados, estabelecendo parâmetros para a definição e diferenciação de preços de cada produto. Impede o consumo de produtos importados cuja qualidade se encontre fora de Tipo ou desclassificados, auxiliando o Ministério da Agricultura.

Quem deve Classificar seus Produtos?

Obrigatoriedade Todas as pessoas jurídicas, que por conta própria ou como intermediárias embalem ou empacotem produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico quando destinados diretamente à alimentação humana.

Quem é o Profissional denominado como Classificador?

São técnicos com formação na área agronômica, dentre eles, Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas que participam de cursos aprovados pelo MAPA e são capacitados e habilitados para realizar a classificação de produtos vegetais .