///Mosca Negra dos Citros

Mosca Negra dos Citros

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

AtividadesTrânsito de Vegetais – Pragas – Agrotóxicos

Pragas

Cigarrinhas das Pastagens • Moko da Bananeira • Sigatoka Negra
Sigatoka Amarela • Lagarta dos Cafezais • Nematóide do Cisto da Soja
Mosca Branca • Mosca Negra dos Citros • Mosca da Carambola
Mal do Panamá • Ferrugem da Soja

Mosca Negra dos Citros

Com origem asiática, a mosca negra dos citros, Aleurocanthus woglumi, também ocorre na África e Américas. Na América do Sul está presente na Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil, foi encontrada em meados de julho de 2001, na região metropolitana de Belém, no Estado do Pará, e hoje encontra-se em 13 municípios, representando uma grande ameaça à citricultura.

Apesar das plantas cítricas serem as mais favoráveis para o desenvolvimento populacional da praga, ela pode se hospedar em mais de 300 espécies de plantas, como videiras, cafeeiros, mangueiras, mamoeiros, pereiras, entre outras.

Disseminação

A disseminação da praga pode ocorrer por transporte de material vegetal, principalmente de plantas ornamentais, realizada pelo homem e/ou carregada pelo vento. Uma vez introduzida em novas regiões, a disseminação pode ocorrer pelo vôo do adulto, que é capaz de voar até 187km em 24 horas.

Danos

No processo de alimentação, a mosca negra danifica as folhas novas em crescimento.
Sobre o líquido eliminado pela praga, cresce o fungo causador da fumagina que cobre as folhas e frutos, reduzindo a respiração e fotossíntese.
Ocorre redução da frutificação, provocando perdas variando de 20 a 80%.

Controle

O controle biológico é um dos meios mais eficientes no controle da mosca negra. Os parasitóides Prospaltella spp. e Amitus hesperidum têm controlado eficientemente a praga.

Em outros países, o controle químico é realizado com inseticidas fosforados e piretróides.