///Lagarta dos Cafezais

Lagarta dos Cafezais

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

AtividadesTrânsito de Vegetais – Pragas – Agrotóxicos 

Pragas

Cigarrinhas das Pastagens • Moko da Bananeira • Sigatoka Negra
Sigatoka Amarela • Lagarta dos Cafezais • Nematóide do Cisto da Soja
Mosca Branca • Mosca Negra dos Citros • Mosca da Carambola
Mal do Panamá • Ferrugem da Soja

Lagarta dos Cafezais

Rondônia é atualmente o 1° Produtor de café (Coffea conephora) da região Norte, e tem o Município de Ministro Andreazza um dos maiores produtores do Estado, contudo a lavoura vem sofrendo redução devido o avanço constante da pecuária e a infestação de diversas pragas , dentre elas a mais devoradora a Lagarta dos cafezais.

 

 

As Lagartas dos cafezais se alimentam praticamente de folhas, pontas de ramos e casca das plantas novas, provocando danos consideráveis na planta que podem ir desde a desfolha parcial a morte.Após o último instar ela desce ao solo onde pode permanecer por meses na forma de pupa (Gallo et all) (1988). Os adultos são mariposas amareladas com numerosos pontos escuros nas asas, cortadas em duas faixas de cor violáceas-escura apresentando duas manchas circulares da mesma cor.

Apresentam dimorfismo sexual, sendo as fêmeas maiores.Colocam seus ovos, em torno de 250 por fêmea sobre as folhas e possuem coloração variante de amarelo-esverdeada de onde eclodem as lagartas. Estas à medida que vão se desenvolvendo assumem diversas colorações variando de amareladas-marron-verdes.

O período de incubação vai de 6 a 12 dias. A fase crisálida ocorre no solo a profundidade de 2 a 5cm e o ciclo se completa conforme as condições ambientais entre 30-40dias (Gallo et all ) (1988 ).Em Ministro Andreazza , Rondônia, as plantações de café ( Coffea conephora ) continuam infestadas com a Lagarta dos Cafezais ( Eacles imperialis magnífica ), promovendo a desfolhagem das plantas e reduzindo a produtividade de grãos por hectare.

AUTOR : Eng° Agrônomo Sérgio Antonio Onofre Marinho