O Setor de apoio administrativo em 2017 sofreu uma reestruturação interna promovida pela Diretoria Administrativa. Como a lei Complementar nº 215 de 19 de Julho de 1999 que criou a IDARON, é a mesma que a estruturou sua organização básica. Esta organização encontrava-se defasada e, remodelar sua arquitetura institucional, tornou-se condição necessária para ajustar seu sistema de gestão às práticas mais eficientes.
Antigamente, o Setor de Apoio estava vinculado diretamente ao DAF, mas era composto, por dois setores independentes, Setor de Patrimônio e Almoxarifado, enquanto o Setor de Arquivo não estava estruturado, tão somente, mantinha os arquivos administrativos.
Pelo organograma, apresentado acima, verificava-se algumas disfunções do antigo Setor de Apoio, seja pela atuação dos setores de forma independentes, ausência de um Setor de Arquivo estruturado na IDARON, assim como, por fatores que indicavam a necessidade de uma Gerência, amparado nos parâmetros da ciência da Administração, quais sejam, Amplitude de Comando, Complexidade, Diversidade, Estabilidade e Previsibilidade, Relevância e Responsabilidade – (Edward Demming, Peter Drucker, Jack Welsh, Idalberto Chiavenatto, etc.). Dessa forma, a estruturação da Gerência, subordinada a Setores/Divisão que estão relacionados, fortaleceria o funcionamento das atividades da IDARON, possibilitando um suporte de materiais de consumo, arquivos e controle patrimonial de forma mais segura.
- Recursos Humanos: Para desenvolver rotina de trabalhos administrativos, buscou-se manter no mínimo, dois servidores efetivos nos cargos de Analistas e Assistentes de Gestão, afim de manter o histórico dos processos de melhoria a serem implementados, assim como, não haver ruptura destes;
- Recursos Físicos: Visando garantir a mobilidade de materiais internamente e externamente, foram abertos processos para aquisição de permanentes, madeiras para construção das prateleiras e mezanino. Processos fundamentais para organizar as caixas arquivos, material de consumo e permanentes;
- Instalações Físicas: Mudança das instalações físicas do almoxarifado e patrimônio, possibilitando uma estrutura compatível para acomodar materiais de consumo, bens permanentes e documentos institucionais de forma mais segura. Inclusive a mudança, sanou problemas de insalubridade e más condições de trabalho, apontados pelo Ministério Público do Trabalho.