///Nematóide do Cisto da Soja

Nematóide do Cisto da Soja

Programas – Corpo TécnicoAçõesClassificação

AtividadesTrânsito de Vegetais – Pragas – Agrotóxicos

Pragas

Cigarrinhas das Pastagens • Moko da Bananeira • Sigatoka Negra
Sigatoka Amarela • Lagarta dos Cafezais • Nematóide do Cisto da Soja
Mosca Branca • Mosca Negra dos Citros • Mosca da Carambola
Mal do Panamá • Ferrugem da Soja

Nematóide do Cisto da Soja

O nematóide de cisto, Heterodera glycines, é uma das principais pragas da cultura de soja, pelos prejuízos que podem causar e pela facilidade de disseminação.
Foi detectado pela primeira vez no Brasil na safra 91/92, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás e posteriormente nos estados de São Paulo, Rio grande do Sul e Paraná. O conhecimento prévio da existência de áreas infestadas pode contribuir para prevenir infestações de outras áreas.

Como se dá a disseminação do Nematóide?

A disseminação do nematóide de cisto da soja de uma área para outra ocorre com muita facilidade, devendo ser tomadas algumas medidas de prevenção, tais como:

Caso haja estrada com trânsito intenso cortando a propriedade, cultivar uma pequena faixa de cada lado com culturas não hospedeiras do nematóide, como pastagens, cana-de-açúcar, milho, algodão, sorgo ou girassol.

Em caso de utilização de equipamentos alugados (arado, grades, tratores, colhedoras) fazer lavagem destes equipamentos para eliminação da terra aderida aos mesmos. Esta lavagem deve ser feita antes dos equipamentos adentrarem na propriedade.
Sempre que possível fazer semeadura direta, evitando-se com isso a movimentação do solo.

Utilizar sempre sementes beneficiadas, que não contenham torrões de terra, pois estes podem estar alojando o nematóide de cisto.

Ao constatar a presença do nematóide em algum ponto da cultura, prepare por último o solo neste local e, após os trabalhos, lavar todos os equipamentos utilizados.

Sintomas da presença do Nematóide de Cisto da Soja

O nematóide de cisto se aloja nas raízes da planta dificultando a absorção de água e nutrientes, em conseqüência as plantas podem apresentar sintomas de desnutrição, mesmo que o solo esteja bem adubado. Assim nas áreas onde o nematóide está presente, é comum observar-se mancha na lavoura (reboleiras) com plantas pequenas, amarelas, com poucas vagens ou mortas.

Medidas de prevenção tomadas pelo estado

Como ação de defesa preventiva, a Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado Rondônia – IDARON publicou a Portaria nº 14/GAB/IDARON de 17 de fevereiro de 2004, que estabelece campanha de educação e conscientização quanto ao tráfego e transporte de máquinas e implementos agrícolas e caminhões que estejam transportando, com solo ou resíduos de solo aderidos a estes, procedentes de áreas que ofereçam riscos de contaminação do nematóide de cisto da soja. Como parte desta campanha, estão sendo distribuídos folders com orientações sobre a praga para os agricultores das regiões onde há plantio de soja, além de realização de palestras e outras medidas educativas.