TRABALHOS REALIZADOS E AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA IDARON
A Agência trabalha em torno de cinco programas constantes de seu Plano Plurianual (PPA) referente aos exercícios 2000/2003, compreendendo em um Programa de Apoio Administrativo e quatro Programas Finalísticos:
- Programa Sistema Unificado de Atenção à Saúde Animal e Vegetal;
- Programa de Padronização de Produtos de Origem Vegetal;
- Programa Valorização do Servidor Público;
- Programa Assistência ao Trabalhador.
As principais ações desenvolvidas pela Agência, referentes aos programas supracitados, são:
1) Controle Sanitário do Rebanho Bovino
Tem a finalidade de manter o rebanho bovino livre de doenças, objetivando sempre a segurança alimentar da sociedade.
O desenvolvimento desta ação pela IDARON, em conjunto com os seus parceiros, fez com que o estado recebesse o título de “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação” pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.
2) Inspeção Sanitária de Produtos e Subprodutos de Origem Animal
Inspeciona constantemente as Agroindústrias que produzem produtos e subprodutos de origem animal, cadastrados no Sistema de Inspeção Estadual – S.I.E., de competência da Agência.
3) Fiscalização e Controle de Trânsito de Material Animal
Mantém vigilante controle sobre o trânsito de animais, para que os mesmos não sejam transportados sem a Guia de Trânsito Animal – GTA, garantindo à sociedade consumidora de produtos de origem animal que o mesmo está dentro das normas de qualidade estabelecida mundialmente.
4) Fiscalização e Controle de Trânsito de Material Vegetal
Fiscaliza e controla o trânsito de produtos vegetais, para que estes não sejam transportados sem a Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, garantindo que estejam livres de pragas e doenças e, também, que foram cultivados dentro das normas padrão de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos – MAPA.
5)Fiscalização do Produto, Comercialização e Uso de Agrotóxicos
Fiscalização e controla os produtos agrotóxicos, sua comercialização e uso, bem como o destino final das embalagens vazias, garantindo maior segurança alimentar para a sociedade e conservação do meio ambiente.
6) Inspeção e Classificação de Produtos de Origem Vegetal
Inspeciona e classifica os produtos de origem vegetal (arroz, feijão, milho, e café), padronizando os referidos e adequando-os aos preços de mercado.