///Programa de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

Programa de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

O que é a Encefalopatia Espongiforme Bovina?

Comumente chamada de “Doença da Vaca Louca”, é uma enfermidade degenerativa fatal e transmissível do sistema nervoso central de bovinos, com longo período de incubação (média de 5 anos), caracterizada clinicamente por nervosismo, reação exagerada a estímulos externos e dificuldade de locomoção. A EEB é uma das doenças do grupo das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis – EET. É causada por uma proteína encontrada no tecido nervoso de animais infectados, denominada de Prion (do inglês, proteinaceous infectious particle) ou prion protein (PrP). Afeta também o homem e os pequenos ruminantes.

Como são transmitidas as Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis?

A transmissão se dá através da ingestão de alimentos contendo farinhas de carne e ossos provenientes de carcaças infectadas pelo prion. Por isso, para se evitar a doença, não se devem alimentar ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) com produtos de origem animal. A introdução da doença num país pode ocorrer pela importação de produtos de origem animal contaminado (principalmente farinhas de carne e ossos) ou pela importação de bovinos infectados. Assim, os bovinos autóctones (nativos) poderiam se infectar com o agente da EEB, caso fossem alimentados com as farinhas importadas contaminadas ou com as farinhas provenientes de bovinos importados infectados encaminhados para o abate. Tal situação propiciaria um ciclo de propagação quando bovinos nativos fossem encaminhados ao abate.

Como prevenir as Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis?

Com vistas a prevenção o MAPA proibiu, a comercialização e a utilização de produtos que contenham proteínas e gorduras de origem animal na alimentação de ruminantes. Cabe aos produtores, que produzem suas próprias rações, certificarem se de que os insumos a serem empregados, não contenham gorduras e proteínas de origem animal, proibidos na alimentação de ruminantes.

Podem ser utilizada cama de frango ou resíduos de suínos na alimentação de ruminantes?

Não. Jamais se deve utilizar cama de aviário e dejetos de suínos como alimento para ruminantes, pois a ração de aves e suínos recebem proteína de origem animal, e os restos dessas rações juntamente com as partículas não digeridas que saem nas fezes dos animais, podem veicular os agentes das EETs. 

Quais as consequências de se utilizar cama de frango na alimentação de ruminantes?

Mediante ação fiscal que comprove o uso de cama de frango ou dejetos de suínos na alimentação de ruminantes, são adotados sansões previstos em lei, como interdição da propriedade, aplicação de sanções previstas na legislação, e abate imediato de todo rebanho. Considerando ainda que, as Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis são zoonoses, o infrator responderá criminalmente por tratar-se de um crime a saúde pública.

Há registros de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis no estado de Rondônia? E no Brasil?

Não. Desde 2003 o estado de Rondônia implantou vigilância para as EETs, e não há registro de doenças. Quanto ao Brasil, apesar de ocorrências esporádicas de casos atípicos da doença, ou seja, casos em animais de idade avançada, todo o Brasil é classificado, segundo a OIE, como Área de Risco Desprezível para as EETs.