///Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

Por que vacinar contra a Brucelose?

Para induzir imunidade ou proteção contra a doença e diminuir a prevalência da brucelose bovina e bubalina. Quanto maior for o número de fêmeas vacinadas, maior será a imunidade do rebanho, menor o número de animais suscetíveis e menor a possibilidade de difusão da doença.

Quais animais devem ser vacinados?

Todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, somente uma vez na vida. É proibida a vacinação de machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. Sendo vacinada até os 8 meses, evita-se que a fêmea apresente títulos aglutinantes persistentes em testes sorológicos, após os 24 meses de idade.

Que tipo de vacina pode ser utilizado?

Para a vacinação de fêmeas entre 3 e 8 meses de idade poderá ser realizada a vacina com amostra B19 ou amostra RB51. As fêmeas que passaram dos 8 meses de idade, só poderão ser vacinadas com a amostra RB51.

Quem aplica a vacina?

Como são vacinas vivas atenuadas, apresentam riscos para a saúde humana, somente deverão ser aplicadas por vacinadores devidamente treinados e supervisionados por um médico veterinário. Para a aplicação da vacina o vacinador e o médico veterinário deverão estar obrigatoriamente cadastrados na Agência IDARON.

ONDE e COMO adquirir a vacina?

Em estabelecimentos comerciais de produtos de uso veterinário, devidamente registrados na Agência IDARON. É obrigatória a apresentação de receita emitida por um médico veterinário cadastrado na IDARON.

É preciso emitir um atestado de vacinação para cada ficha de bovídeos?

Sim, deverá ser emitido um atestado de vacinação individualmente para cada ficha de bovídeos.

Como identificar as fêmeas vacinadas?

As bezerras vacinadas com a amostra B19 deverão ser marcadas a ferro quente como o algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara. As bezerras vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas a ferro quente com a letra V, no lado esquerdo da cara.
As fêmeas com registro genealógico, quando devidamente identificadas, ou aquelas identificadas individualmente por sistema aprovado pelo MAPA, ficam excluídas da obrigatoriedade da marcação a ferro quente.

Como comprovar a vacinação?

Por meio de atestado, emitido pelo médico veterinário responsável pela vacinação e cadastrado na Agência IDARON. O atestado deverá ser encaminhado à Agência IDARON, onde a propriedade está cadastrada. É obrigatória a comprovação da vacinação de bezerras, no mínimo, uma vez por semestre.

Quais animais devem ser testados para diagnósticos de brucelose e tuberculose quando se tratar de trânsito interestadual, exposições, eventos e aglomerações?

Devem ser testados somente os animais cuja finalidade seja REPRODUÇÃO.
Os testes de brucelose são realizados em fêmeas de idade igual ou superior a 24 meses, desde que vacinadas entre 3 e 8 meses; em machos e em fêmeas não vacinadas a partir dos 8 meses de idade. Excluem-se dos testes os animais castrados. As fêmeas submetidas a testes sorológicos, no intervalo de 15 dias antes e até 15 dias após o parto, deverão ser retestadas no período de 30 a 60 dias após o parto.
Os testes de tuberculose são realizados nos machos e fêmeas com idade igual ou superior a 6 semanas. Excluem-se desse teste os animais cujo destino final seja o abate (animais de corte) e aqueles provenientes de estabelecimento de criação livre de tuberculose.