Programa de Sanidade Suídea

Porcos também são alvos de fiscalização da Agência IDARON?

A Agência IDARON cumpre o que determina o Programa Nacional de Sanidade Suídea, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O estado de Rondônia, fazendo parte das áreas livres de Peste Suína Clássica (PSC), com reconhecimento internacional, deve cumprir normas para manutenção desse status. E, atualmente, isto é conseguido por meio de cumprimento ao preconizado no Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, publicada no ano de 2021.

O que é a Peste Suína Clássica?

É uma doença transmissível causada por um pestivírus que acomete súinos domésticos ou selvagens.

Para criar suínos, tenho que ter cadastro na Agência IDARON?

Sim. Todos os estabelecimentos onde há criação de suínos devem ter cadastro na IDARON, garantindo assim a vigilância de doenças importantes para a suinocultura. A quantidade de animais existentes nas propriedades deve ser atualizada duas vezes ao ano, nas ocasiões de declaração de rebanho. 

Para transportar suínos, é necessária a emissão da GTA?

Sim, como qualquer outra espécie, sujeito a aplicação da legislação sanitária em caso de transporte sem a documentação zoosanitária.

Posso transportar suínos para qualquer lugar do país?

Sim. Hoje com o status de Rondônia livre de Febre Aftosa sem vacinação é possível o transporte de suínos do estado de Rondônia para qualquer estado do país, sendo a finalidade engorda. Para a finalidade reprodução não é permitido o trânsito a partir de Rondônia, uma vez que não há granjas de reprodutores de suínos certificada.

Posso comprar suínos de qualquer lugar do país?

Sim, porém há ressalvas. Tendo origem em áreas de mesmo status sanitário, ou seja, livre de Febre Aftosa sem vacinação, o trânsito pode ocorrer sem restrições, cumprindo o disposto na Portaria IDARON nº 428/2021. Nos casos em que a origem possui status inferior, exige-se a apresentação de exames negativos para Febre Aftosa, cumprindo-se de igual forma o disposto na Portaria IDARON nº 428/2021. 

O que devo fazer se meus porcos estiverem morrendo?

Deve-se procurar imediatamente o escritório da IDARON mais próximo e comunicar o ocorrido em até 24 horas. Equipe técnica fará o atendimento à notificação, observando se corresponde a alguma doença de controle oficial, enquadrada na lista de doenças de notificação
obrigatória, dentre elas, a Peste Suína Clássica.