//Mapa realiza auditoria na Idaron para manutenção do Sisbi no Serviço de Inspeção Estadual de Rondônia

Mapa realiza auditoria na Idaron para manutenção do Sisbi no Serviço de Inspeção Estadual de Rondônia

Imprimir
A auditoria técnico-administrativa avalia o trabalho desenvolvido pela Agência Idaron nos frigoríficos e agroindústrias do estado.

Durante toda essa semana, de 2 a 5 de abril, uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realiza auditoria técnico-administrativa na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), para manutenção do selo Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Rondônia.

O selo de qualidade Sisbi, que já foi conferido a cinco frigoríficos de Rondônia, é de responsabilidade da Agência Idaron e, por seguir os mesmos rigores e exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF), possibilita a abertura de mercado para os produtos de origem animal produzidos no estado. Ou seja, com o Sisbi, os produtos de Rondônia podem ser vendidos em qualquer outro estado brasileiro.

“O Mapa realiza essa auditoria periodicamente, para verificar se as agências estaduais estão trabalhando de acordo com as exigências estabelecidas pelo Governo Federal, para proporcionar ao consumidor a oferta de produtos livres de contaminação (bactérias, fungos, leveduras e toxínas). Nesse quesito, a Idaron tem profissionais capacitados e, desde a estruturação do Serviço de Inspeção Estadual, em 2017, vem aprimorando o trabalho desenvolvido junto aos frigoríficos e agroindústrias”, destacou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Aprimoramento que, de acordo com o governador do Estado, Marcos Rocha, resulta dos inúmeros recursos aplicados para melhorias da infraestrutura da Idaron e aplicação de cursos, no sistema de educação continuada. “Nos últimos anos, o agronegócio de Rondônia conquistou resultados positivos e, inegavelmente, muito se deve ao serviço desenvolvido pela Gerência de Inspeção da Idaron nos frigoríficos do estado”, avaliou Marcos Rocha.

Equipes do Mapa e da Idaron durante auditoria técnico-administrativa do Sisbi/POA em frigorífico de Ariquemes.

SISBI

O Sisbi faz parte de um sistema nacional unificado que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir segurança alimentar, com a oferta de produtos livres de contaminação, sem prejuízos a saúde humana.

Na auditoria realizada pelo Mapa, a Idaron demonstra a equivalência do serviço de inspeção, ou seja, apresenta a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária na fiscalização e inspeção na indústria rondoniense, assegurando que os produtos alimentícios de origem animal seguem as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação vigente.

CRONOGRAMA

O trabalho da equipe do Mapa teve início na terça-feira (02/04) quando os auditores se reuniram com a equipe da Idaron para verificação dos controles e documentação na sede da Idaron, em Porto Velho.

No dia seguinte (03/04), a equipe realizou auditoria técnico-administrativa para verificação do trabalho desenvolvido em um frigorífico localizado em Ariquemes.

Nesta quinta-feira (04/04), os auditores acompanham a equipe da Idaron em um frigorífico localizado em Porto Velho. Na sexta-feira (05/04) a auditoria continua para verificação dos controles e documentação na sede do SIE e reunião final, com preenchimento do relatório da auditoria e comentários dos principais destaques.

Equipes do Mapa e da Idaron durante auditoria técnico-administrativa do Sisbi/POA em frigorífico de Ariquemes.