//Servidores da Idaron participam de treinamento para atualização dos procedimentos de inspeção e fiscalização em indústrias e agroindústria

Servidores da Idaron participam de treinamento para atualização dos procedimentos de inspeção e fiscalização em indústrias e agroindústria

Imprimir
O treinamento teve como foco os princípios básicos para coleta de amostras para análise laboratorial de produtos de origem animal e água.

Com objetivo de promover maior eficiência e agilidade nos processos de inspeção e fiscalização realizados pelo Serviço de Inspeção Estadual da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), 23 servidores da Agência participaram de treinamento voltado a atualização dos procedimentos de inspeção e fiscalização em indústrias e agroindústria.

O treinamento aconteceu entre os dias 11 e 15 de março, em Ji-Paraná/RO, e contou com aulas teóricas e prática, em um laboratório e um frigorífico de bovinos. “A iniciativa visa aprimorar as atividades da Idaron voltadas a segurança alimentar e a padronização dos procedimentos, contribuindo para a detecção precoce de possíveis contaminações ou irregularidades que possam representar riscos à saúde dos consumidores”, destacou a gerente de inspeção de produtos de origem animal, Clariana Lins Lacerda.

A iniciativa visa aprimorar as atividades da Idaron voltadas a segurança alimentar e a padronização dos procedimentos.

Segundo o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, o treinamento contribui ainda para a manutenção da equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE-RO) junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). “A abordagem baseada em riscos na inspeção é uma ferramenta que permite identificar os fatores de risco para proteger a saúde dos consumidores, determinar as prioridades e alocar recursos de maneira eficaz”, destaca Julio Peres.

Vale salientar que a correta coleta de amostras é essencial para garantir a precisão dos resultados das análises laboratoriais. Ainda segundo o presidente da Idaron, amostras mal coletadas ou manipuladas inadequadamente podem levar a resultados incorretos, comprometendo a avaliação da qualidade e segurança dos produtos de origem animal e da água destinada ao consumo humano.

A iniciativa também foi destacada pelo governador Marcos Rocha. “É um treinamento de grande relevância, visto que atende o plano de ação firmado entre a Agência Idaron e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para aprimorar os serviços prestados à população”, acentua.