//Idaron alerta produtores e veterinários sobre os sinais clínicos da Encefalomielite Equina do Oeste

Idaron alerta produtores e veterinários sobre os sinais clínicos da Encefalomielite Equina do Oeste

Imprimir
A medida é preventiva, para que qualquer suspeita da doença em animais seja imediatamente notificada a Agência.

Atento aos casos de Encefalomielite Equina do Oeste (EEO) registrados recentemente na Argentina e no Uruguai, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), alerta os produtores rurais e médicos veterinários sobre os sinais clínicos e riscos da doença para o plantel equino rondoniense.

A medida é preventiva, para que qualquer suspeita da doença em equídeos (cavalos, burros, jumentos) seja imediatamente notificada a Agência, visto que a ocorrência de casos em animais é um indicativo da presença dos mosquitos Aedes spp. e Culex spp., que podem transmitir a doença aos seres humanos.

NOTIFIQUEM CASOS SUSPEITOS

A Encefalomielite Equina do Oeste é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central de cavalos, burros e mulas, resultando em sinais clínicos como febre, fraqueza, incoordenação motora, que pode ser notada pelo animal andar diferente do normal, cambaleando, desequilibrado e com quedas frequentes. Em casos mais graves, o animal pode ficar deitado sem conseguir se levantar e fazer movimentos semelhantes a pedaladas.

“A Idaron destaca a importância da notificação precoce para controlar a propagação da doença, caso ela esteja ocorrendo. A notificação de sinais sugestivos de encefalites equinas pode ser realizada na unidade da Idaron mais próxima, via 0800 643 4337 ou através do site da Agência”, salientou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

ZOONOSE

A encefalomielite é considerada uma zoonose, isto é, uma doença que pode acometer animais e também os humanos. A transmissão da doença para os equídeos ou para as pessoas ocorre pela picada de mosquito infectado.

SEM REGISTRO DA DOENÇA EM RONDÔNIA

Vale destacar que não há registros das encefalites equinas em equídeos em Rondônia. O estado mais próximo onde ocorreram casos dessas doenças foi o Acre, que apresentou focos de encefalomielite equina em equídeos em 2007.

MÉDICOS VETERINÁRIOS: CONSULTEM A NOTA TÉCNICA DA IDARON

Médicos veterinários desempenham um papel crucial na prevenção e controle de doenças em animais. Ao final dessa notícia, está disponibilizada uma nota técnica, abrangente sobre encefalites equinas, oferecendo informações relevantes, incluindo dados sobre as doenças, sinais clínicos e medidas preventivas em animais e seres humanos.

FORA DO PAÍS

Focos de encefalomielite equina do Oeste foram notificados à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) na Argentina e no Uruguai, no final de novembro e no início de dezembro de 2023, respectivamente.

Logo após a notificação feita à OMSA, o Ministério da Agricultura divulgou uma nota informativa referente aos casos ocorridos nos países vizinhos.

CONFIRA A NOTA TÉCNICA.