//Idaron encerra etapa 2023 de formação integrada para alunos do Centro Técnico Abaitará, em Pimenta Bueno, e do Ifro em Cacoal

Esse projeto de educação sanitária é realizado anualmente, desde 2016, e já atendeu quase 400 estudantes.

O Governo de Rondônia, por iniciativa da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron encerrou, no último mês de novembro, mais uma edição do projeto de educação sanitária voltado aos alunos do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará, em Pimenta Bueno, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ifro, em Cacoal.

Cerca de 100 estudantes, sendo 42 do 3º ano do Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária (Abaitará), e 57 do 3º ano dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Agropecuária (Ifro) participaram da iniciativa.

O projeto, voltado à formação integrada em sanidade animal e vegetal, tem como objetivo formar multiplicadores das ações desenvolvida pela Agência Idaron para a prevenção de doenças que afetam animais de produção e de pragas de grande impacto econômico. A atividade, realizada anualmente, de março a novembro, desde 2016, já atendeu quase 400 estudantes nos dois municípios, mas esse ano foi a primeira vez que o projeto atendeu alunos do Ifro.

Esse trabalho de educação em centros de ensino, nas regiões de Pimenta e Cacoal, foi idealizado pela regional da Idaron de Pimenta Bueno, sob responsabilidade do supervisor regional Alan Gardel Batista Biazatti. “O trabalho de educação sanitária conta ainda com a colaboração de médicos veterinários e engenheiros agrônomos lotados nas unidades locais de sanidade animal e vegetal de Pimenta Bueno”, explica Ediran Amaral Dias, coordenadora dos projetos.

Durante as atividades educativas são abordados diversos temas relacionados ao trabalho da Idaron. “Relacionado à defesa animal são tratados os seguintes assuntos: trânsito de animais, produtos e subprodutos; sanidade de ovinos e caprinos; raiva dos herbívoros; sanidade avícola; sanidade suídea; sanidade equídea; encefalopatia espongiforme bovina, a famosa doença da vaca louca; sanidade de animais aquáticos; brucelose e tuberculose”, destaca Alan Gardel. “Na defesa vegetal, os assuntos abordados são: trânsito de vegetais; pragas e doenças dos trus; agrotóxicos; fiscalização de sementes e mudas; pragas e doenças do cacau e cupuaçu; pragas e doenças da soja e pragas e doenças do Café”, completou. O serviço de inspeção estadual também está entre os temas debatidos.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará, em Pimenta Bueno
Estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ifro, em Cacoal.