//Ação conjunta da Idaron com o serviço veterinário oficial da Bolívia garante sanidade dos rebanhos na fronteira

Ação conjunta da Idaron com o serviço veterinário oficial da Bolívia garante sanidade dos rebanhos na fronteira

Imprimir
Técnicos da Idaron contribuem com o Senasag no combate a raiva, com vacinação de bovinos e bubalinos em dezenas de propriedades bolivianas

Com apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa, o Fefa, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron, mantém parceria com o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar da Bolívia – Senasag, realizando ações conjuntas na região de fronteira, com fiscalização do rebanho e vacinação de bovinos e bubalinos contra a raiva dos herbívoros.

A ação, neste ano, teve início no final de outubro e segue até o dia 20 dezembro, com atendimento ao produtor rural boliviano em dezenas de propriedades rurais localizadas nos departamentos bolivianos do Beni, Pando e parte de Santa Cruz. O trabalho só é possível devido a contribuição do setor privado, por meio do Fefa, e é acompanhado de perto pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, através da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia. Ao todo, 6,7 mil animais serão vacinados contra a raiva.

“Desde a criação da Agência Idaron, em 1999, quando deu início ao plano de sanidade animal e erradicação da febre aftosa, o Governo Estadual reconheceu a importância de atuar na fronteira em cooperação com a Bolívia. O objetivo é garantir a proteção dos rebanhos de Rondônia e integrar os serviços veterinários oficiais com os departamentos bolivianos, possibilitando tanto a troca de informações em tempo real quanto a capacitação técnica, para um melhor desempenho profissional de ambas as agências”, destacou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Essa parceria permite que o serviço veterinário oficial de Rondônia possa atuar de forma integrada ao longo de toda fronteira entre o Brasil (Rondônia) e a Bolívia (Beni, Pando e Santa Cruz), com efetivo atendimento não só ao pecuarista, mas a todo produtor rural que esteja instalado nessa área de alcance.

“É inegável que o protagonismo da iniciativa privada, por meio do Fefa, movimenta a pecuária de Rondônia, motivando e engajando os produtores, inclusive na fronteira com a Bolívia, para que estejam mais atentos e vigilantes com o seu patrimônio, conscientizando-os do seu papel e das responsabilidades na manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação, principalmente em notificar suspeitas de doenças à Idaron”, acentua o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

A cooperação entre Fefa, Idaron e Senasag inclui ainda o patrulhamento nas áreas ribeirinhas para que, de forma conjunta, sejam realizadas visitas às propriedades rurais para o trabalho de vigilância, buscando sempre o controle e a prevenção de doenças como a brucelose, tuberculose, febre aftosa, raiva, dentre outras. Nessas visitas, também é feito o trabalho de educação sanitária, com orientação ao pecuarista sobre como prevenir doenças e a quem procurar no caso de suspeita de qualquer enfermidade nos animais.