//Idaron divulga nota técnica orientando sobre o uso de produtos domissanitários moluscicidas na agricultura

Idaron divulga nota técnica orientando sobre o uso de produtos domissanitários moluscicidas na agricultura

Imprimir
O documento fala sobre os riscos e implicações legais relacionados ao uso inadequado do produto.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron divulgou nota técnica com orientações sobre o uso de produtos domissanitários moluscicidas na agricultura. O objetivo é promover esclarecimentos para comerciantes agropecuários, produtores rurais e a comunidade em geral sobre os riscos e implicações legais relacionados ao uso inadequado de moluscicidas na agricultura.

Um dos pontos destacados na nota técnica é a utilização, na atividade agrícola, de produtos categorizados pela Anvisa como Saneantes Domissanitários de venda livre ou venda restrita a entidades especializadas. “O uso desses produtos é estritamente proibido e considerado ilegal, conforme preconizado pelos regulamentos vigentes”, destaca o coordenador de programa de agrotóxicos da Idaron, Sirley Ávila.

Vale ressaltar que os produtos agrotóxicos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa visam a proteção de culturas, enquanto os saneantes domissanitários registrados na Anvisa buscam proteger a saúde humana, sendo restritos a ambientes domésticos ou públicos de uso comum.

Ou seja, o uso de saneantes domissanitários na agricultura é considerado desvio de uso, infração grave e emprego de produtos agrotóxicos não registrados, enquadrando os infratores nas penalidades estabelecidas pela Lei estadual nº 5.567/2023. Além de estar sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, conforme artigo 15 da lei federal 7.802/1989.

Sirley Ávila explica que, em Rondônia, há moluscicida registrado para uso agrícola, especialmente no controle de lesmas e caracóis, contendo o ingrediente ativo fosfato férrico. Ele ressalta que essa opção é legal, não contamina o solo e não apresenta riscos de intoxicação em outros animais, representando uma alternativa técnica e legal para os usuários.

No portal da Idaron, encontra-se disponível a lista de agrotóxicos cadastrados em Rondônia.

Clique aqui para conferir a íntegra da nota técnica da Idaron.