//Em cinco meses, a Idaron inspecionou mais de 18 mil toneladas de carne comercializadas em Rondônia

Em cinco meses, a Idaron inspecionou mais de 18 mil toneladas de carne comercializadas em Rondônia

Imprimir
Ano passado, mais de 37 mil toneladas de carne bovina foram inspecionadas nos frigoríficos pela Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Com 21 profissionais atuando em sete frigoríficos, em Porto Velho, Ariquemes, Machadinho, Cacoal, Alta Floresta e Rolim de Moura, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, nos primeiros cinco meses deste ano, inspecionou mais de 18 mil toneladas de toda carne bovina que foi comercializada dentro e fora do estado.

Em todos os frigoríficos cadastrados na Agência, o serviço de fiscalização começa desde a chegada do animal ao abatedouro até o embarque da carne e subprodutos para mercados e açougues. “A Idaron está presente nas melhores horas do dia, do café ao jantar, assegurando que alimentos saudáveis cheguem à mesa do consumidor. O ovo, o queijo, a manteiga, a carne e embutidos são inspecionados pela Idaron e têm na embalagem o selo de inspeção”, explica o presidente da Agência, Julio Cesar Rocha Peres.

Volume de carne bovina inspecionada em 2023 pela Idaron deve ultrapassar o que foi registrado ano passado.

A expectativa é que o volume de carne bovina inspecionada em 2023 pela Idaron deve ultrapassar o que foi registrado ano passado. “Em 2022, nossos profissionais inspecionaram mais de 37 mil toneladas de carne bovina, mas, se o ritmo de produção continuar crescendo, esse ano esse número deve ser bem superior”, avalia a titular da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Gipoa/Idaron, Clariana Lins Lacerda.

Nos demais frigoríficos, que abatem outras espécies de animais, nos primeiros cinco meses deste ano, os técnicos da Idaron inspecionaram e certificaram 548,1 toneladas de carne suína, 8 toneladas de frango e 70,6 toneladas de peixes. “A exemplo do abate de bovinos, os números também apontam aumento no processamento dessas outras carnes. Em 2022, por exemplo, a Idaron inspecionou 1,2 mil toneladas de carne suína, 21,4 toneladas de frango e 132,4 toneladas de pescado. Ou seja, apenas o abate de frango não registrou aumento em relação ao ano passado”, destacou Clariana Lins.

Esse importante trabalho realizado pela Idaron, segundo destaca o governador do Estado, Marcos Rocha, além de garantir alimentos saudáveis, sem risco à saúde da população, também impulsiona a produção que, certificada, alcança grandes mercados, resultando em aumento de lucros ao produtor rural. “O Serviço de Inspeção Estadual (SIE), de responsabilidade da Gipoa/Idaron, garante o cumprimento da legislação sanitária, tanto na produção quanto no beneficiamento dos alimentos de origem animal produzidos em Rondônia”, acentua Marcos Rocha.

O serviço de fiscalização começa desde a chegada do animal ao abatedouro.