//Visita técnica da Idaron à Agência Goiana de Defesa Agropecuária deve resultar em avanços no serviço de barreiras sanitárias em Rondônia

Visita técnica da Idaron à Agência Goiana de Defesa Agropecuária deve resultar em avanços no serviço de barreiras sanitárias em Rondônia

Imprimir
Técnicos da coordenação de trânsito da Idaron, que estiveram em visita a Goiás, destacam a utilização de sistemas de informação na construção de mapas de barreiras.

A visita técnica de representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron à Agência Goiana de Defesa Agropecuária, para troca de experiências relacionada ao serviço de fiscalização de trânsito animal e vegetal, deve resultar em avanços na execução do trabalho que é realizado nos postos fixos de fiscalização e nas barreiras volantes em Rondônia.

Para conhecer de perto a metodologia do trabalho de fiscalização de trânsito mantida pela Agência Goiana, dois técnicos da Agência Idaron, das Coordenações de Trânsito Vegetal e Animal, passaram dois dias em Goiás, acompanhando o trabalho das equipes, desde o planejamento à execução das atividades.

Leonardo Ferro, da Coordenação de Trânsito Vegetal, e Alessandra N. de Souza, da Coordenação de Trânsito Animal, que participaram da experiência, destacaram a utilização de sistemas de informação durante as atividades. “Escolhemos Goiás como ‘case’ de estudo porque eles têm um sistema que permite o rastreio das Guias de Trânsito por meio de tablets e aparelhos celulares. Ou seja, em tempo real, a Agência Goiana consegue monitorar os locais onde estão acontecendo as barreiras e detectar de imediato qualquer inconformidade nos documentos apresentados no transporte de animais ou vegetais. É um sistema inovador que deve ser adotado por mais 19 estados brasileiros”, destacou Leonardo Ferro.

“Foi uma experiência muito válida para troca de conhecimento. O uso da tecnologia em benefício da defesa agropecuária, com utilização de aplicativos e sistemas de trânsito, com o consequente aprimoramento da fiscalização volante, nos inspirou. São ideias que trouxemos para discutirmos com nossos desenvolvedores de tecnologia para que haja uma aplicação similar nos sistemas desenvolvidos pela Idaron”, salientou Alessandra Souza. “Lembrando que o controle de trânsito, principalmente na área animal, é uma das mais importantes ferramentas para a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação”, enfatizou.

EXPERIÊNCIA

Na chegada à Goiás, os técnicos da Idaron foram recepcionados pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária José Ricardo Caixeta. Na oportunidade, participaram de reunião com as equipes de fiscalização, para conhecer a realidade da região e, no dia seguinte, visitaram os postos fixos de fiscalização, onde participaram de atividades de barreira e puderam conhecer a metodologia do trabalho que envolve a atuação de 28 equipes de barreira volante. “Foi uma troca de experiências muito válida. Levamos a conhecimento nossa metodologia de trabalho e assimilamos as estratégias desenvolvidas por eles para evitar a introdução de doenças na lavoura e nos rebanhos do estado”, acentuou Leonardo Ferro.

Segundo ele, a Idaron está com a proposta de promover mudanças na metodologia da fiscalização volante de trânsito, e a influência do que é desenvolvido em Goiás deve ajudar a nortear os avanços. “Os postos fixos de fiscalização de Rondônia estão sendo avaliados, para mudança na metodologia. O objetivo é otimizar o trabalho e manter atualização do sistema em tempo real, construindo um mapa de barreiras que será alimentado no momento em que a barreira estiver acontecendo”, afirma.