//Força tarefa da Idaron inspeciona lavouras de cacau e cupuaçu em Porto Velho para prevenção a monilíase do cacaueiro

Força tarefa da Idaron inspeciona lavouras de cacau e cupuaçu em Porto Velho para prevenção a monilíase do cacaueiro

Imprimir
Trabalho é realizado durante toda essa semana e envolve profissionais provenientes de oito municípios de Rondônia.

Durante toda esta semana, uma equipe técnica da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, formada por profissionais provenientes de oito municípios do Estado, realiza uma série de inspeções em propriedades rurais e urbanas de Porto Velho, em vigilância para a monilíase do cacaueiro, praga de relevante impacto econômico que afeta as lavouras de cacau e de cupuaçu.

O objetivo, segundo o coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Pragas da Idaron, João Paulo Souza Quaresma, é garantir que Rondônia não possui ocorrências da doença. “Ao final das inspeções, poderemos certificar ao Ministério da Agricultura, a ausência da monilíase em nossas lavouras”, destaca.

Caso algum foco da doença seja encontrado, a identificação precoce possibilita a contenção da praga, evitando disseminação para outras regiões do estado. “A monilíase é causada pelo fungo Moniliphthora roreri e afeta a produção de frutos do cacau e cupuaçu, podendo causar prejuízos econômicos tanto ao produtor rural quanto ao Estado. No ano de 2021, casos da praga foram detectadas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Acre, e em Tabatinga e Benjamin Constant, no Amazonas. Rondônia foi classificado em estado de emergência fitossanitária pelo Ministério da Agricultura, devido a ocorrência da praga nos estados vizinhos. A Agência tem realizado vários esforços para evitar a introdução da doença no estado”, enfatiza o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Fiscalização é feita em pés de cacau e de cupuçu.

Além da inspeção em cacaueiros e cupuaçuzeiros, o trabalho desenvolvido pela Idaron inclui a orientação aos moradores sobre as medidas de prevenção relacionadas a monilíase. “A principal orientação é que os rondonienses evitem trazer frutos, amêndoas e mudas de cacau e cupuaçu dos estados onde foram detectados focos da praga. Em caso de dúvida, o cidadão pode procurar a unidade da Idaron mais próxima. Sintomas suspeitos de monilíase em plantas de cacau e cupuaçu também devem ser comunicados à Agência, presencialmente ou pelo telefone 0800 643 4337”, explica Julio Peres.

Considerando a gravidade da doença, o Governo do Estado sempre investiu em treinamento para que, mesmo Rondônia estando livre da praga, a Idaron esteja preparada para atuar de forma emergencial se um dia surgir algum foco. “Além de equipar a Agência, possibilitando resposta imediada ao menor sinal de pragas quarentenárias nas lavouras, temos investido em capacitação e educação continuada para que nossos servidores tenham plena capacidade para atuar em casos de emergência fitossanitárias”, salientou o Governador Coronel Marcos Rocha, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido na defesa do agronegócio.

MONILÍASE

Os sintomas da Monilíase nos frutos são: manchas de coloração chocolate ou castanho-escuro, que aparecem entre 45 e 90 dias após a infecção e posteriormente; pó branco envolta do fruto, que aparece de 5 a 12 dias. Esse pó se solta dos frutos em grande quantidade. Além do cacaueiro, o cupuaçuzeiro e outras espécies silvestres podem ser afetados e transmitir a doença.

A praga pode ser levada pelo vento, chuva, insetos e animais silvestres, mas somente através do homem pode ser levada a grandes distâncias, através de material contaminado, como roupas, utensílios, sementes, frutos etc.