//Animais de boa sanidade expostos na Rondônia Rural Show mostram resultado do trabalho da Idaron

Animais de boa sanidade expostos na Rondônia Rural Show mostram resultado do trabalho da Idaron

Imprimir
Esforço de décadas, o status de livre de febre aftosa sem vacinação valorizou o rebanho

Com quase 18 milhões de cabeças de gado, Rondônia tem hoje o maior rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação do país. A marca é fruto do esforço de décadas do Governo do Estado, produtores e técnicos da Idaron. Os resultados podem ser vistos claramente no plantel que está exposto no complexo da bovinocultura e que é bem representativo da qualidade bovina que o Estado exibe hoje: animais bem formados, protegidos contra doenças e valorizados no mercado internacional.

“Aqui temos diversas fazendas do Estado, com animais que produzem leite ou também destinados ao corte, num rebanho exposto na feira com bovinos de várias idades. É possível notar que Rondônia tem um trabalho exemplar na Pecuária e que o posto que alcançamos hoje é fruto do trabalho conjunto dos criadores de gado e do poder público”, explica Julio Rocha, presidente da Idaron.

Destaque na produção de carne do famoso “boi verde”, Rondônia também está servindo de modelo para o restante do país por ser escolhida para integrar o primeiro bloco de retirada da vacinação contra febre aftosa. A medida é uma vantagem para o status sanitário, visto que demonstra a habilidade da unidade federativa em controlar a doença através de seu sistema de defesa em suas fronteiras. No mercado internacional a carne vinda de regiões com esse reconhecimento tem mais valor e interesse na compra.

 

Importante para a feira, a exposição dos animais atrai grande público, curioso com o tamanho e beleza dos animais. Não são raros os selfies e passeios em família pelos corredores repletos de grades e tratadores de gado. Produtores rurais também buscam no espaço genética apurada em espécimes que possam vir a ser reprodutores em suas próprias fazendas, como é o caso de alguns que já ostentam as placas de “vendido” no alto de suas baias.

 

Herbert Weil (Idaron)