//Idaron destaca importância da sanidade das mudas na produção do café, durante dia de campo em Vilhena

Evento contou com visita a plantação de café, palestras, demonstrações e orientações sanitárias.

Fiscais da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegtral- Ulsav da Idaron de Vilhena participaram no último dia 28 de abril do Dia Especial de Cafeicultura de Vilhena, organizado pela Emater e Seagri, com apoio da Idaron e da Prefeitura. No evento a Idaron fez palestra técnica sobre o controle sanitário na produção de mudas de café e também alertou sobre a importância da declaração de rebanhos, que pode ser feita até 31 de maio.

Realizado na chácara Boa Sorte, dos agricultores Flora Pimenta e Lindomar Dias Piris, na Cooperfrutos, em Vilhena, o evento foi composto por três estações técnicas. Na primeira, Maciel Silva Lemos, extensionista da Emater, descreveu a história do desenvolvimento da cultura do café em Vilhena e região, bem como o suporte oferecido pela entidade no aumento da produtividade no Estado, com os primeiros estudos que ofereceram técnicas inovadoras e continuam a fazer a diferença no campo até hoje.

Na sequência, a agrônoma Marina Tabalipa, da Idaron de Vilhena, orientou sobre prevenção de pragas na cafeicultura, explicando os requisitos para aquisição de mudas, detalhando os principais fatores de sucesso no plantio. “A principal forma de os nematoides se espalharem em plantações de café é através das mudas, das ferramentas e de enxurradas. Por isso, a certificação dos viveiros e o controle sanitário é fundamental para evitar as perdas que podem inutilizar uma área de plantio por completo com essa praga”, revelou a agrônoma.

Fernando Miglioranza, chefe da Ulsav da Idaron de Vilhena, aproveitou o evento também para destacar a importância da declaração de rebanhos, que começou dia 1° e vai até 31 deste mês. Foi divulgado também o WhatsApp institucional da Ulsav de Vilhena, 9258-1097, que pode ser utilizado para sanar dúvidas dos produtores.

Também foi feito alerta sobre a importância da declaração de rebanhos.

Por último, Daniela Dalazen, extensionista da Emater, promoveu momentos de degustação de diferentes variedades e tipos de torra de café disponíveis no evento, explicando os critérios de avaliação de qualidade que envolvem o grão.

A atividade foi realizado na propriedade rural da produtora de café Flora Pimenta e contou com a presença de autoridades políticas e técnicos do Governo e da prefeitura de Vilhena, além de representantes de empresas e produtores rurais.

Na oportunidade, os produtores também apresentaram demandas aos executivos do Estado e do Município. Os participantes também puderam conhecer a plantação de café da propriedade e receber informações sobre as técnicas utilizadas na lavoura. A atividade foi finalizada com almoço e sorteio de brindes.