//Defesa agropecuária em destaque durante palestras promovidas pela Idaron para produtores rurais e estudantes no Vale do Anari

‘Responsabilidades compartilhadas e os desafios para manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação’ foi um dos temas debatidos no evento.

Em parceria com entidades privadas ligadas ao setor agropecuário, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron promoveu o 1º Encontro de Produtores Rurais do Vale do Anari. A atividade, que integra o calendário de ações da Coordenação de Educação Sanitária, teve como objetivo orientar os agricultores e pecuaristas sobre as medidas de prevenção de doenças e pragas de relevante impacto econômico e alertar sobre o papel do Governo e da iniciativa privada para a manutenção dos status já conquistados pela agropecuária de Rondônia.

A iniciativa contou com a participação de 131 produtores rurais, estudantes e lideranças comunitárias. Na oportunidade foram ministradas palestras sobre ‘Responsabilidade compartilhada e os desafios para manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação’ e ‘Sistema de Fiscalização de Agrotóxicos (SIAFRO) – responsabilidades compartilhadas’.

A atividade foi realizada no último dia 29, na Associação dos produtores rurais do assentamento José Carlos – ASPROJC, localizada no quilômetro 30 da Linha C-70 LD, área rural do Vale do Anari.

“Envolvendo um público tão grande e nesses moldes, é a primeira vez que a Idaron realiza o evento, mas os profissionais da Agência estão sempre presentes na região, em atividades de menor porte, promovendo educação sanitária e convidando o homem do campo a estar sempre alinhado às ações de Governo”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

A região do Vale do Anari representa um grande polo produtivo, tanto de produtos agrícolas quanto de animais. Hoje, a região possui 2,4 mil propriedades cadastradas no sistema da Idaron como áreas produtivas. “O município é uma das muitas localidades que apresentam um desenvolvimento sustentável e econômico com sensível impacto na balança econômica do Estado, por isso se faz importante que o Estado esteja atento à região, levando, além de fomento, orientação quanto às ações de biosseguridade”, acentua o governador do Estado, Cel. Marcos Rocha, que dá total apoio às iniciativas da Idaron em todas as regiões de Rondônia.

Atividade foi realizada na Associação dos produtores rurais do assentamento José Carlos – ASPROJC,