//Alunos de escola técnica participam de ação educativa promovida pela Idaron sobre raiva, brucelose e influenza aviária

Alunos de escola técnica participam de ação educativa promovida pela Idaron sobre raiva, brucelose e influenza aviária

Imprimir
Evento, realizado em Cerejeiras/RO contou com sorteio de brindes, além do detalhamento das atividades da Agência

Em continuidade ao trabalho de educação sanitária que é desenvolvido em todo o Estado, profissionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron promoveram palestra aos alunos da Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, em Cerejeiras, região do Cone Sul do Estado.

Além de sorteio de brindes, os 42 estudantes que participaram das atividades puderam tirar dúvidas sobre a raiva em herbívoros, brucelose e influenza aviária. A iniciativa, realizada na última quarta-feira (26/04), teve como objetivo instruir os jovens quanto os serviços de fiscalização e controle sanitário desenvolvido pela Agência Idaron.

“É importante que tenhamos esse contato com os futuros profissionais das áreas agrícolas, para que a conscientização comece desde cedo. Contamos também com um fator importante nesse cenário, que é o de transformarmos cada aluno em um multiplicador das informações repassadas, ampliando o alcance dessas ações de educação sanitária”, comenta Everton Beatto, assistente estadual de fiscalização agropecuária, que ministrou as palestras.

Embora Rondônia seja livre da Febre Aftosa, o controle da saúde animal nos rebanhos bovinos depende ainda da colaboração dos produtores. Já nas granjas de aves, o alerta atualmente é em relação a gripe aviária (Influenza) que já foi identificada em países vizinhos ao Brasil e representa uma ameaça importante para a economia local, caso chegue ao estado.

A Ulsav de Cerejeiras planeja, para os próximos meses, mais ações semelhantes, nas quais destacará diferentes aspectos da defesa sanitária. Para solicitar atividades como esta, basta a unidade educacional ou entidade que represente o produtor rural entrar em contato com a Idaron e agendar uma palestra, reunião ou cedência de materiais informativos relacionados a defesa agropecuária.

Os 42 estudantes que participaram das atividades puderam tirar dúvidas sobre a raiva em herbívoros, brucelose e influenza aviária