//Idaron participa da 10ª RRS Internacional levando conhecimento e orientações técnicas sobre o serviço de defesa agropecuária

Idaron participa da 10ª RRS Internacional levando conhecimento e orientações técnicas sobre o serviço de defesa agropecuária

Imprimir
Um dos destaques da feira tecnológica serão as oficinas técnicas voltadas a produtores rurais, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes.

Além de fomentar o agronegócio, apresentando o que há mais moderno e inovador em tecnologia e informação, a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná, será um espaço de conhecimento e informação. É com esse pensamento que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron repetirá uma iniciativa de sucesso, com a promoção de 12 oficinas técnicas voltadas a produtores rurais, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes.

O objetivo é demonstrar a missão da Defesa Agropecuária, com foco na sustentabilidade da produção agropecuária e nos sistemas online utilizados pela Idaron para proteção dos rebanhos e das lavouras em relação a pragas e doenças. “É essencial a eficácia do sistema de defesa agropecuária para assegurar o alimento de qualidade com desenvolvimento sustentável” destaca o Presidente da Agência IDARON, Julio Cesar Peres.

Oficina Boas Práticas de vacinação-IDARON (9ªRRS-2022)
As oficinas técnicas são voltadas a produtores rurais, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes.

O trabalho de educação sanitária tratará as ações desenvolvidas pele Agência para garantir a idoneidade de insumos agropecuários como sementes, mudas, defensivos agrícolas, vacinas, medicamentos e outros.

“No estande, além das oficinas técnicas, também será realizado atendimento ao público, para cadastro em sistemas dos serviços de defesa, orientação no uso de aplicativos, exposição de maquetes e banners e, apresentação de vídeo institucional, e entrega de material técnico educativo”, explicou a coordenadora de educação sanitária e comunicação, Rachel Barbosa. “Sem esquecer que, dentro da Feira Internacional, a Idaron também é responsável por recepcionar os animais em exposição e acompanhar as atividades junto aos expositores e nas vitrines tecnológicas”, complementa.

Exposição de maquete
  • PROGRAMAÇÃO OFICINAS TÉCNICAS 2023/IDARON
  • Dia 22/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Doença de equídeos – Prevenção é sempre a melhor solução’, com o médico veterinário Bruno Porto de Lima, da unidade de Presidente Médici.
  • 15h às 15h30 – ‘Classificação de café – A influência da qualidade no sabor de um bom café’, com o técnico agrícola Jean Ramos dos Santos, da unidade de Ouro Preto.
  • Dia 23/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Raiva e Vaca Louca – Elas não têm cura, mas podemos prevenir’, com o médico veterinário Juliano Silva dos Santos, da unidade de Jaru.
  • 15h às 15h30 – ‘Monilíase – Proteja lavouras de cacau e cupuaçu dessa doença’, com engenheiro agrônomo Marcos Ferreira Alves, da unidade de Jaru.
  • Dia 24/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Sementes – Cuidado, você pode estar sendo enganado’, com engenheira agrônoma Adriana Aparecida dos Santos, da unidade de Ji-Paraná.
  • Dia 25/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Gripe aviária – Realidade e desafios’, com o médico veterinário Robson Reverdito, da unidade de Espigão d’Oeste.
  • 15h às 15h30 – ‘Uso do drone na agropecuária X legislação’, com o engenheiro agrônomo Alessandro Gois Orrutea, da unidade de Ministro Andreazza.
  • Dia 26/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Produção de mudas de café com qualidade’, com engenheiras agrônomas Queicianne Paniago Coleta e Viviane Ciriaco Gomes, da unidade de Rolim de Moura.
  • 15h às 15h30 – ‘Influenza aviária – Ela está mais perto que você imagina’, com a médica veterinária Géssica Raupp F. da Cruz Laia.
  • Dia 27/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Brucelose e Tuberculose – Proteja sua saúde e de seu rebanho’, com o médico veterinário Adelmar Bendler da Rocha, da unidade de Ji-Paraná.
  • 15h às 15h30 – ‘Ferrugem asiática da soja – Prevenção é a melhor solução’, com o engenheiro agrônomo Luiz Emilio Vicentin Alves, de Ouro Preto.

INSCRIÇÕES E CONTATO

As inscrições para participar das oficinas serão realizadas através de link que em breve será disponibilizado no site da Agência. A expectativa é que o público seja de 30 a 50 pessoas por oficina. “Todas inscrições serão gratuitas e será emitido certificado de participação”, salienta Rachel Barbosa.

Area de Dúvidas - FibranetPara mais informações e em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail educ.sanitaria@gmail.com.