//Idaron inicia projeto de formação integrada para 41 alunos do Centro Técnico Abaitará, em Pimenta Bueno/RO

O projeto de educação sanitária, voltado à formação integrada em sanidade animal e vegetal, é realizado anualmente, desde 2016, e já atendeu mais de 290 estudantes.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron deu início a mais uma edição do projeto de educação sanitária voltado aos alunos do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado quilômetro 32 da RO-010, em Pimenta Bueno/RO.

A iniciativa, voltada à formação integrada em sanidade animal e vegetal, tem como objetivo formar multiplicadores das ações desenvolvida pela Agência Idaron para a prevenção de doenças que afetam animais de produção e de pragas de grande impacto econômico. A atividade, realizada anualmente, de março a outubro, desde 2016, é voltada aos alunos do 3º ano dos cursos técnicos do Centec Abaitará.

“Em sete anos, de 2016 a 2022, o projeto atendeu 294 estudantes, sendo 126 do curso técnico em Agroecologia, 149 do curso de Agropecuária e 19 do Agronegócio. Neste ano, a formação integrada será aplicada aos 41 alunos do curso técnico em Agropecuária”, destacou a coordenadora do projeto, Ediran Amaral Dias.

O projeto foi idealizado pela regional da Idaron de Pimenta Bueno, sob responsabilidade do supervisor regional Alan Gardel Batista Biazatti. O trabalho de educação sanitária conta ainda com a colaboração de médicos veterinários e engenheiros agrônomos lotados nas unidades locais de sanidade animal e vegetal de Pimenta Bueno.

O trabalho de educação sanitária conta com a colaboração de veterinários e agrônomos das unidades locais de sanidade animal e vegetal de Pimenta Bueno.

TEMAS ABORDADOS

Durante as atividades educativas são abordados diversos temas relacionados ao trabalho da Idaron. “Relacionado à defesa animal são tratados os seguintes assuntos: trânsito de animais, produtos e subprodutos; sanidade de ovinos e caprinos; raiva dos herbívoros; sanidade avícola; sanidade suídea; sanidade equídea; encefalopatia espongiforme bovina, a famosa doença da vaca louca; sanidade de animais aquáticos; brucelose e tuberculose”, explica Ediran Amaral. “Na defesa vegetal, os assuntos abordados são: trânsito de vegetais; pragas e doenças dos cítrus; agrotóxicos; fiscalização de sementes e mudas; pragas e doenças do cacau e cupuaçu; pragas e doenças da soja e pragas e doenças do Café”, completou. O serviço de inspeção estadual também está entre os temas debatidos.