//Serviço de inspeção da Idaron garante qualidade de mais de 50 mil toneladas de alimentos produzidos em Rondônia

Serviço de inspeção da Idaron garante qualidade de mais de 50 mil toneladas de alimentos produzidos em Rondônia

Imprimir
O trabalho de inspeção é realizado em laticínios, frigoríficos, abatedouros de suínos e aves e pequenas agroindústrias.

Ao longo dos anos, o serviço de inspeção de produtos de origem animal da Agência Idaron (Gipoa) tem apresentado indicadores que refletem positivamente na economia de Rondônia. No ano passado, por exemplo, o trabalho desenvolvido pelos técnicos dessa Gerência garantiu a certificação de qualidade de mais de 50 mil toneladas de alimentos produzidos no Estado. É certeza de ganho ao produtor rural e de qualidade aos alimentos levados à mesa do consumidor.

Nos últimos 12 meses, com a diminuição dos casos de Covid-19, o que apontava o fim da pandemia, a Gipoa intensificou o trabalho de inspeção nas agroindústrias, tanto na capital quanto nas regiões do interior do estado. A garantia de qualidade se reflete nos números. Nos laticínios, foram inspecionados mais de 148,9 mil litros de leite, 61,4 toneladas de manteiga, 496,3 toneladas de iogurte e 2,3 mil toneladas de queijo.

Nos frigoríficos, os técnicos da Idaron inspecionaram e certificaram a qualidade de 37,7 mil toneladas de carne bovina, 1,2 mil toneladas de carne suína e 21,4 toneladas de frango, além de 8,3 mil toneladas de produtos cárneos (embutidos, dentre outros).

O trabalho de certificação, para garantia de qualidade dos produtos, também incluiu 5,8 milhões de dúzias de ovos, 168,2 toneladas de mel e 263,4 toneladas de peixes. “As ações da Gipoa são realizadas por profissionais graduados em medicina veterinária e capacitados para atuar na inspeção e fiscalização higiênico-sanitária de produtos de origem animal”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Todo esse profissionalismo e dedicação, segundo destaca o governador do Estado, Marcos Rocha, resulta no aumento da produção que, certificada, alcança grandes mercados, resultando em aumento de lucros ao empreendedor rural. “Por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), de responsabilidade da Gipoa/Idaron, se garante o cumprimento das diretrizes da legislação sanitária tanto na produção quanto no beneficiamento dos alimentos de origem animal produzidos em Rondônia”, acentua o chefe do Executivo Estadual.

GIPOA

A Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Gipoa foi criada pela Lei Complementar N° 948, de 04 de Julho de 2017 e tem por finalidade a coordenação e gestão do Serviço de Inspeção Estadual – SIE-RO dos produtos e subprodutos de origem animal, a fim de assegurar o planejamento, a supervisão, a auditoria e a execução das atividades referentes à inspeção e fiscalização de produtos e subprodutos de origem animal, industriais e agroindustriais, no estado de Rondônia.

Dentre os seus objetivos, estão relacionar e registrar estabelecimentos de produtos e subprodutos de origem animal, registrar produtos e subprodutos de origem animal e aprovar suas rotulagens conforme os seus respectivos regulamentos técnicos de identidade e qualidade.

“Em resumo, é um serviço que busca unicamente promover a manutenção e a preservação da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos produzidos em Rondônia”, destaca Julio Peres.