//Com o Siafro-Web, Rondônia é o único estado do Brasil a controlar em tempo real o fluxo e utilização de agrotóxicos

Com o Siafro-Web, Rondônia é o único estado do Brasil a controlar em tempo real o fluxo e utilização de agrotóxicos

Imprimir
Sistema online da Idaron permite o monitoramento e controle tanto da comercialização quanto da utilização e armazenamento dos defensivos agrícolas.

A utilização consciente e controlada de agrotóxicos, para garantia de alimentos saudáveis e o mínimo de dano ao meio ambiente e ao produtor rural, sempre foi uma das preocupações do Governo de Rondônia, que, ao longo dos anos, tem implementado diversas medidas para tornar mais ágil e efetivo o acompanhamento do processo de estocagem desse tipo de produto no comércio, além da venda ao agricultor, bem como a emissão de receituários agronômicos e o recolhimento das embalagens vazias para reciclagem segura.

Uma dessas medidas, implementadas por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron, foi a criação do Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos – Siafro-Web, que, dentre outras funcionalidades, permite o total controle, em tempo real, de todo o fluxo e utilização do produto químico dentro do território de Rondônia. “Ou seja, somos o único estado da federação a ter esse tipo de monitoramento e controle, o que possibilita a Idaron verificar qualquer irregularidade no momento em que ela está acontecendo”, explica o governador do Estado, Cel. Marcos Rocha.

Para se ter ideia, antes da implantação do sistema, a análise dos receituários era feita manualmente, um a um. “Para verificar se havia irregularidade no receituário o tempo era muito grande. Ou seja, era um trabalho muito lento. Hoje, a dinâmica de trabalho é muita mais pontual e célere, permitindo prevenir inadequações em tempo real”, destaca o coordenador estadual de agrotóxicos, Sirley Ávila Queiroz. “Com o Siafro-Web, é possível, pela área declarada pelo produtor, fixar o quantitativo de agrotóxico que pode ser utilizado na região, isso evita a utilização inadequada e acima do normal por parte do agricultor. Sem danos ao meio ambiente”, completa.

O próprio sistema dá um alerta ao responsável técnico (RT) para que ele não incorra em ultrapassar o limite de agrotóxico para a área que o produtor tem. “Isso também gera economia para o produtor, uma vez que evita a aquisição de defensivos agrícolas além da necessidade”, acentua Sirley.

Dentre as outras vantagens do sistema criado pela Idaron, há a possibilidade de restrição da venda de produtos tóxicos voltados à agricultura. “Hoje, é impossível o RT recomendar agrotóxico que não tenha cadastro dentro do estado de Rondônia. Antes cada responsável técnico tinha os receituários em seus próprios sistemas, o que não permitia o bloqueio dos produtos que não eram cadastrados no estado. Havia o risco de contaminação. Agora, se o produtor seguir todas as orientações previstas em legislação, esse risco é mínimo”, avalia o coordenador.

Outro ponto positivo é que os RT’s só podem emitir receituário para os agricultores que têm cadastro na Idaron, o que facilita o trabalho de fiscalização nas propriedades rurais, para identificação de algum problema que possa vir a ocorrer. Todas as informações relacionadas a defensivos agrícolas, com dados estatísticos que apontam desde o produto mais utilizado à região que mais utiliza agrotóxicos, estão disponíveis dentro do site da Idaron.