//Investimentos do governo na Idaron reforçam serviço de defesa sanitária das culturas produzidas em Rondônia

Investimentos do governo na Idaron reforçam serviço de defesa sanitária das culturas produzidas em Rondônia

Imprimir
Em 2022, o Estado de Rondônia deu um salto qualitativo na produção rural, tanto na pecuária quanto na agricultura, alcançando posições de destaque no cenário nacional e chamando a atenção de grandes mercados consumidores internacionais.

Para o governador Marcos Rocha, dentre os vários fatores que contribuíram para esse avanço, destaque para os investimentos na ordem de quase R$ 100 milhões, feitos pelo Governo do Estado para a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron e a implantação de políticas assertivas ao setor agropecuário.

“A produção de bovinos e bubalinos, por exemplo, devido à sua pujança e sustentabilidade, alçou Rondônia ao status de maior rebanho nacional dentro das áreas livres de febre aftosa sem vacinação. Com mais de 16,2 milhões de cabeças no pasto, a região tornou-se referência em sustentabilidade, visto o crescimento do setor pecuário sem prejuízos às áreas de conservação ambiental. Hoje, o Estado é uma grande potência produtiva de carne e derivados”, salientou o governador.

Dentro das estratégias que têm colaborado ao fortalecimento do agronegócio, a Agência tem mantido parceria com diversas instituições, articulando uma rede integrada de vigilância passiva e detecção precoce de doenças em animais de produção, com principal foco na prevenção da febre aftosa.

Técnicos da Idaron realizam exames de pata e boca para prevenção da febre aftosa

PARCERIAS

Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, neste ano, técnicos da Idaron realizaram visitas periódicas às propriedades rurais em Rondônia e no município de Lábrea/Amazonas, para traçarem um mapa de biosseguridade dos rebanhos bovinos e bubalinos, contemplando quantidade de cabeças, medidas de manejo e perfis dos processos de produção, dentre outros.

Como forma de garantir a manutenção do status sanitário de livre de aftosa sem vacinação, alcançado junto à Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA em 2021, a Idaron também uniu forças à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – ADAF, ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre – IDAF e ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – INDEA. Dentre outras deliberações, as agências assinaram termo de cooperação para o compartilhamento de estruturas e banco de dados, a fim de facilitar a troca de informações entre as entidades e permitir maior cooperação entre elas, no que se refere à fiscalização de trânsito animal.

Na região da Bolívia, em apoio ao Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar – Senasag, técnicos da Idaron realizam regularmente o monitoramento e inspeção dos rebanhos, com exame de pata e boca, e controle da raiva dos herbívoros, por meio de vacinação contra a doença. Também são feitas ações educativas com o apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia – FEFA, que tem fornecido vacinas e suprimentos para os atendimentos.

Além de proteger os rebanhos, prevenindo doenças infecciosas que podem comprometer a segurança sanitária dos animais e causar perdas econômicas ao produtor, a cooperação entre a Idaron e Senasag reforça o programa sanitário boliviano.

 

SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL

Destaque também para o Serviço de Inspeção Estadual – SIE, que tem realizado a supervisão de todos os estabelecimentos registrados na Idaron e treinado os fiscais com a finalidade de padronizar as ações de inspeção.

CAPACITAÇÃO

Com o crescimento do setor, a Agência Idaron também capacitou técnicos para monitorar e prevenir ocorrências relacionadas à criação de abelhas, como forma de fortalecer a apicultura e a melicultura no Estado.

E os investimentos em capacitação não pararam por aí, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia – Senai/RO, foram capacitados 40 servidores da Agência na pilotagem de drones e aeronave remotamente pilotadas. Qualificação também para mais 140 engenheiros agrônomos, das iniciativas pública e privada, para atuação no programa de ‘Certificação Fitossanitária de Origem-CFO’ do Mapa.

OUTRAS CADEIAS

A Idaron também realiza monitoramento sorológico da peste suína clássica. O trabalho, iniciado em julho, será concluído em dezembro, como forma de garantir o status sanitário internacional, conquistado em 2016, de zona livre da peste suína.

Outro setor que também tem recebido especial atenção da Agência é a piscicultura, fazendo com que Rondônia se destaque pela produção de tambaqui em regime semi-intensivo.

Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam. A atividade é mais latente em duas regiões produtoras: centro do Estado, onde se concentram os pequenos produtores, e no Vale do Jamari, região em que há grandes empreendimentos, incluindo três indústrias de beneficiamento de peixe, duas delas em Ariquemes.

Rondônia também é destaque no setor agrícola, com produção crescente de culturas que geram riquezas ao País

DEFESA FITOSSANITÁRIA

Rondônia também é destaque no setor agrícola, com uma produção crescente de culturas que geram riquezas ao País, como a soja, café, cacau e o milho.

Recentemente, o governo do Estado reforçou as ações fitossanitárias na divisa com o Acre, após confirmação de foco de monilíase do cacaueiro, em Cruzeiro do Sul. O trabalho, que objetiva impedir a disseminação da praga e proteger as lavouras de cacau e cupuaçu de Rondônia, foi realizado por uma equipe técnica especializada, formada em 2018, quando a Agência promoveu o ‘Curso de Emergência Fitossanitária’ e desenvolveu ‘Exercícios Simulados com Ênfase na Monilíase do Cacaueiro’.

Além da fiscalização em veículos, de carga e passeio, os técnicos da Idaron visitaram as propriedades produtoras das plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), para orientar o agricultor sobre as medidas sanitárias.

O mesmo compromisso e empenho são dedicados às culturas da soja, café, milho e algodão, com especial atenção aos viveiros de mudas e às revendas de sementes que vêm a semear o solo rondoniense.