//Presidente da Idaron destaca papel do cooperativismo para a sustentabilidade do agronegócio

Presidente da Idaron destaca papel do cooperativismo para a sustentabilidade do agronegócio

Imprimir
A influência do cooperativismo agropecuário no preço dos insumos e da produção animal, tanto em Rondônia quanto no restante do país, foi um dos assuntos que norteou a fala do presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres, durante o 1° Encontro Rondoniense de Competitividade Cooperativa Agropecuária, que acontece em Ji-Paraná.

Julio Peres falou da importância de órgãos envolvidos no processo de produção estarem unidos e destacou que, com o cooperativismo, o agronegócio torna-se mais sustentável, visto que há a possibilidade de diminuição nos custos para compra insumos, o que, consequentemente, resulta em maiores retorno e ganhos ao produtor rural. “Ou seja, temos aí, um maior valor agregado aos produtos”, salientou.

O 1° Encontro Rondoniense de Competitividade Cooperativa Agropecuária é realizado pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rondônia (SFA-RO/MAPA), em parceria com o Sistema OCB/RO e o Sebrae em Rondônia.

A iniciativa visa promover debates que contribuam para o planejamento de ações conjuntas, unindo as instituições parceiras em prol das cooperativas rondonienses, tornando-as mais competitivas.

Nesta primeira edição, em dois dias, 06 e 07 de dezembro, são discutidos e analisados diversos temas, como a competitividade das cooperativas agropecuárias. Também é feita a apresentação dos projetos ‘Rondocoop Agro’ e ‘Brasil Mais Cooperativo’, dentre outros assuntos.

A programação é ampla e, além da Idaron, conta com a participação de diversas cooperativas, secretarias estaduais, universidades e outras entidades ligadas ao setor produtivo.