//Idaron promove treinamento sobre enfrentamento ao comércio e transporte ilegal de agrotóxico

Idaron promove treinamento sobre enfrentamento ao comércio e transporte ilegal de agrotóxico

Imprimir
Evento será realizado nesta quinta-feira (17), no auditório da OAB-RO, em Ariquemes

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) promove, nesta quinta-feira, dia 17, no auditório da OAB-RO, em Ariquemes/RO, um treinamento sobre o enfrentamento ao comércio e transporte ilegal de defensivos agrícolas. Cerca de 70 profissionais de diversas corporações (PRF, PF, Polícia Civil, Receita Federal e Idaron) foram convidados a participar do evento.

A atividade, que terá carga horária de sete horas, é realizada em cooperação com a CropLife Brasil, uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.

O objetivo, segundo explicou o coordenador do Programa Estadual de Agrotóxico, Sirley Ávila, é promover a conscientização sobre a amplitude das ilegalidades relacionadas ao tema, além de propiciar conteúdos que permita a compreensão do impacto das ilicitudes em panorama global e
nacional. “Também vamos compartilhar experiências relacionadas ao enfrentamento do mercado de produtos ilegais e trabalhar a capacitação alternativa para fiscalização, identificação e ações de enfrentamento ao mercado de insumos ilegais”, destacou o técnico da Idaron.

Dentre os assuntos que serão postos em pauta está o panorama global e nacional sobre defensivos químicos, biológicos, sementes e mercado ilegal. Também será feita explanação com foco nas ilegalidades relacionadas aos agrotóxicos e sementes (falsificação, contrabando, desvio de uso, roubo de carga, identificação de produtos suspeitos, destruição adequada de produtos ilegais).

“Os assuntos são diversos, mas todos relacionados ao tema central do treinamento. Ao final será aberto espaço para perguntas, respostas e propostas”, salientou Sirley Ávila.