//Idaron promove oficina de Suprimento de Fundos e curso oficial de classificação de grãos

Tendo como foco o aprimoramento de seus mecanismos internos de estratégia, controle e gestão, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) realizou, em outubro e novembro, a ‘oficina de Suprimento de Fundos’, para servidores de todas as supervisões da Agência, em todo o Estado.

Também em outubro, em Ji-Paraná, a Agência Idaron, através da Gerência de Defesa e Inspeção Vegetal (GIDSV), pelo Programa de Qualidade de Produtos de Origem Vegetal (Proclas), participou de capacitação de classificadores de grãos (arroz, feijão, milho e soja).

SUPRIMENTO DE FUNDOS

O objetivo da oficina foi alinhar e uniformizar as ações referentes a contratação de serviços e aquisição de bens, o que deve permitir o uso eficiente e eficaz dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento das ações implementadas na defesa sanitária animal e vegetal no estado.

A primeira oficina foi realizada nos dias 07 e 08 de outrubro, na regional de Ji-Paraná e contou com a participação de representantes das supervisões regionais de Pimenta Bueno, São Francisco, Rolim de Moura, Cacoal e do município que sediou a atividade.

Nesta semana, no último dia 14, a oficina foi realizada em Porto Velho, no auditório Rosilda Shockness, 11º Andar do Palácio Rio Madeira, e contou com participação de servidores da sede administrativa e das supervisões regionais de Jaru e Ariquemes.

“O treinamento contou com diversas atividades, desde a montagem do processo no sistema SEI até a homologação da prestação de contas do procedimento de adiantamento. Também foi abordada a conceituação teórica da utilização do sistema de adiantamento”, destacou Ana Paula Pinto da Silva, coordenadora de Controle Interno.

Além dela, ministraram as palestras o servidor da Idaron Rafael Luis da Silva (coordenador de Planejamento) e o Controlador Geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto.

CLASSIFICAÇÃO DE GRÃOS

O curso oficial de Classificação de Grãos, homologado pelo ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), aconteceu dos dias 27 a 28 de outubro, nas instalações de uma indústria empacotadora de grãos, e contou com aulas presenciais ministradas por instrutores de uma empresa habilitada em classificação de grãos, de Cuiabá -MT.

A atividade foi direcionada às Indústrias empacotadoras de todo o estado. 15 profissionais foram habilitados para atuar na área. “São profissionais que cuidarão da qualidade dos produtos elaborados e embalados pelas indústrias, o que deve contribuir para a oferta de produtos de qualidade e à segurança alimentar”, destacou Jean Ramos dos Santos, coordenador de qualidade de produtos de origem vegetal, que coordenou a programação.

O curso é resultado de articulação feita durante a Rondônia Rural Show 2022, envolvendo a Câmara Setorial de Grãos, Aprosoja-RO, Seagri, Idaron, Mapa e indústrias. Atuaram como instrutores os técnicos da Idaron Jean Ramos, Sinibaldo Júnior e Charles Pantoja.