//Oficinas técnicas da Idaron, na Rondônia Rural Show, tiveram mais de 500 inscritos

Oficinas técnicas da Idaron, na Rondônia Rural Show, tiveram mais de 500 inscritos

Imprimir
Certificados de participação das oficinas serão encaminhados por e-mail e poderão ser validados no site da Idaron.

Mais de 500 produtores rurais e estudantes, que prestigiaram a 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, no período de 23 a 28 de maio, fizeram inscrição para participar das 20 oficinas técnicas promovidas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron).

“As oficinas, que compõem as estratégias do serviço de educação sanitária da Agência, foi um diferencial na Feira e permitiu ao produtor uma oportunidade a mais para sanar dúvidas sobre como agir para ajudar na manutenção da sanidade animal e vegetal. Contamos ainda com atendimento para cadastro de senhas e acesso a outros serviços online ofertados pela Idaron”, destacou a coordenadora de Educação Sanitária, Rachel Barbosa.

A Agência Idaron teve participação diferenciada na Rondônia Rural Show. “O estande recebeu mais de mil visitantes e mais de 500 pessoas se inscreveram nas nossas oficinas. Destaque também para o 4º Fórum Rondoniense para Manutenção do Status de Livre da Febre Aftosa sem Vacinação que contou com participação de, pelo menos, 300 pessoas, entre autoridades políticas, representantes de instituições ligadas ao setor rural e pecuaristas”, acentuou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

4º Fórum Rondoniense para Manutenção do Status de Livre da Febre Aftosa sem Vacinação foi um dos destaques da RRS

A Idaron também certificou os produtos expostos pela agroindústria, para garantir a qualidade do que foi ofertado na feira , e atuou no controle e fiscalização de animais, monitorando ainda as áreas de produção vegetal.

CLASSIFICAÇÃO E QUALIDADE DE GRÃOS DE CAFÉ

As atividades foram divididas em períodos curtos, com temas diários diversos, o que permitiu a realização de até quatro oficinas por dia. Um dos assuntos abordados nas palestras foi a classificação de grãos de café, atividade de extrema importância, principalmente em concursos de qualidade do produto. A palestra foi proferida pelo coordenador do Programa de Classificação de Grãos, Jean Ramos dos Santos.

O estudante de agronomia Douglas Ribeiro Alegre elogiou a iniciativa. “Na faculdade, tudo é muito teórico. As oficinas Idaron permitem ao estudante uma visão mais prática sobre como é feita a classificação dos grãos de café, isso é muito positivo”.

Estudante de agronomia, Douglas Ribeiro Alegre falou da importância da oficina e elogiou a iniciativa.

Palestra sobre a classificação de grãos de café, com Jean Ramos dos Santos.

 

VACINAÇÃO

As boas práticas de vacinação também fizeram parte das palestras. A apresentação do tema, com demonstração prática, foi desenvolvida pela fiscal agropecuária Flávia da Silva Nogueira Ward. “Foi uma ação muito válida, que contou com a participação de produtores e estudantes, futuros profissionais que já vão entrar no mercado sabendo as boas práticas de vacinação”, destacou.

Com uma abordagem lúdica e descontraída, a profissional deu dicas de como fazer o manejo adequado do gado e a conservação da vacina, falando sobre as rotulagens, que devem ser bem observadas, e o controle da temperatura para armazenamento das vacinas. “A oficina serviu para ressaltar ainda mais a importância da vacinação. Rondônia é livre da vacina contra a febre aftosa, mas as vacinas para prevenir as outras doenças estão aí e é importante reforçar isso para todos”.

Flávia da Silva Nogueira Ward fez demonstração sobre as práticas de vacinação.

 

SEMENTES

Também foram promovidas oficinas sobre qualidade das sementes, com o coordenador da Fiscalização de Sementes e de Mudas, Renê Suaiden Parmejiani. “O objetivo foi levar, aos participantes, um pouco do trabalho realizado pela Idaron que, além da fiscalização rotineira, realiza a coleta para atestar a qualidade dos lotes de sementes”, enfatizou.

Segundo ele, é um trabalho que deve ser intensificado no estado, visto que, na última safra, “em 80% das amostras, foi atestada qualidade insatisfatória, abaixo do padrão mínimo aceitável pela legislação”. “Então, a proposta da oficina foi levar aos estudantes e produtores a informação de como se proteger e quais os riscos da aquisição de sementes, principalmente em relação a introdução de pragas”, salientou.

Renê Parmejiani falou sobre a importância da qualidade das sementes para se obter uma lavoura produtiva.

ALERTAS FITOSSANITÁRIOS

Outro importante assunto destacado nas oficinas técnicas foram os alertas fitossanitários, assunto que foi exposto pelo coordenador do Programa Estadual de Monitoramento e Controle de Pragas de Interesse econômico, João Paulo de Souza Quaresma. “Com o desenvolvimento do setor produtivo, precisamos de uma defesa agropecuária cada vez mais vigilante e alerta e, para que a gente possa defender o estado de pragas que ponham em risco a agricultura, precisamos do envolvimento de toda a cadeia produtiva, produtores rurais, técnicos da iniciativa privada e instituições envolvidas como o setor agropecuário”

“É importante o homem do campo entender que, sempre que houver suspeita de ocorrência de pragas e doenças, ele deve notificar a Idaron, para que possamos pôr em prática todas as medidas de contenção e erradicação de pragas e doenças”, avaliou.

João Paulo Quaresma destacou as ações da Idaron no trabalho de combate e prevenção de pragas que podem afetar o setor agrícola.

ALERTA SANITÁRIO E COMUNICAÇÃO DE DOENÇAS

Bethânia Silva Santos, da Coordenação Estadual de Epidemiologia e Vigilância Veterinária da Idaron, realizou oficina sobre comunicação de doenças. “A gente pede para que os produtores rurais estejam atentos e vigilantes e, caso percebam alguma alteração de comportamento ou alguma doença ou lesão, que comunique à Idaron, que tem profissionais treinados para avaliar esses animais e, se necessário, fazer coleta de material biológico para diagnóstico. Desse modo, pode-se ter certeza de que nosso rebanho está protegido e sadio. Também é uma forma de preservar a saúde das pessoas”, explicou.

Bethânia Silva falou da importância de o produtor manter-se atento e comunicar à Idaron qualquer sinal de doença nos rebanhos.

BRUCELOSE BOVINA

As oficinas técnicas também tiveram como tema a brucelose bovina, com palestra proferida pelo fiscal agropecuário Bruno Araújo de Pino. “Falamos sobre a brucelose bovina e os principais cuidados que o produtor deve ter em relação à doença”.

Na oportunidade, foram abordados temas gerais sobre a brucelose, focando nos principais sinais clínicos, em como a bactéria se comporta, quais os tipos de vacinação que existe hoje, qual a indicação de cada tipo de vacina, quais os cuidados que os vacinadores precisam ter ao manipular essa vacina e, principalmente, qual é o risco para saúde humana.

“Então, apresentamos os princípios básicos que o produtor e as demais pessoas que trabalham no meio rural precisam saber para ficar protegido da doença e, assim, proteger o rebanho, que é o nosso foco principal”.

Bruno Araújo apresentou os princípios básicos que o produtor deve saber para proteger o rebanho da Brucelose bovina

EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

A devolução e manuseio correto de embalagens de agrotóxico foi outro tema de grande relevância levado em forma de palestra aos produtores rurais e estudantes. A abordagem do assunto foi feita pela fiscal agropecuária Maria Fernanda Camargo. “O foco foi, principalmente, os cuidados em relação ao descarte das embalagens e a realização da tríplice lavagem, o que impede que os vasilhames vazios sejam descartados no meio ambiente e possam ser reciclados”.

Maria Fernanda reforça que, com esses conhecimentos, relacionados ao descarte correto de embalagens de agrotóxicos, há um grande ganho para o meio ambiente e o produtor rural acaba utilizando todo o agroquímico, sem perda de produto. “Também falamos sobre os cuidados para manusear essas embalagens e sobre os equipamentos de proteção individual que devem ser usados para que o manuseio da embalagem não se torne um risco para a saúde do produtor”.

Maria Fernanda orientou sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos.

ATIVIDADES EXTENSÃO E PARCERIAS

Como atividade complementar, a Idaron colaborou com os trabalhos realizados por um grupo de estudantes extensionistas da Faculdade São Lucas, com acompanhamento da coordenadora do curso de medicina veterinária da instituição de ensino superior, Renata Fuverki.

Para realização de toda a programação dentro da Rondônia Rural Show a Agência Idaron contou com diversas parcerias, dentre elas a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e o Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia (Fefa).

CERTIFICADOS

Vale salientar que todas as pessoas que participaram das oficinas e das atividades de extensão, que forneceram dados para contato, receberão certificado de participação. O documento será encaminhado via e-mail e poderá ser validado no site da própria Idaron, onde também será possível emitir segunda via da certificação. (Clique aqui para validar o certificado)

Para mais informações sobre a emissão dos certificados, basta entrar em contato com a Coordenação de Educação Sanitária através do e-mail (educ.sanitaria@gmail.com) ou pelo telefone (69) 9 8162-7372 (falar com a Rachel Barbosa).