//Governo de RO investe mais de 10,8 milhões em obras para intensificar trabalho de fiscalização da Idaron

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), responsável pela prevenção, controle e erradicação de doenças que possam causar danos à produtividade animal ou à produtividade vegetal, com foco na defesa da sanidade agropecuária e da economia, está presente em todo o território rondoniense, atendendo o produtor rural em todas as regiões e atuando na fiscalização e inspeção dos produtos de origem animal. Ou seja, promovendo a saúde pública.

São 92 unidades da Idaron instaladas em todos os municípios e distritos do Estado, sendo 84 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegeta (Ulsav) e 8 postos de fiscalização, funcionando 24 horas, com ampla cobertura dos espaços geográficos onde há criação de qualquer tipo de rebanho ou cultivo de vegetais, monitorando desde os insumos agropecuários às propriedades rurais, sem deixar de lado as inspeções aos estabelecimentos agroindustriais e ao mercado consumidor.

Todo esse alcance é resultado de uma política de governo bem elaborada que, alinhada às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em apenas três anos, investiu mais de R$ 10,8 milhões na construção de novas unidades e regionais, reformas de prédios e de embarcações e na implantação de mais postos de fiscalização nas divisas com outros estados, o que resultou no reforço da atuação da Idaron e ampliação da capilaridade da Agência.

Cumprindo determinação do Governo Marcos Rocha, a modernização das agências partiu desde a parte estrutural, com revitalização de prédios e construção de novas sedes, à implantação de aparatos tecnológicos, com investimento também na área de tecnologia, possibilitando ao produtor o autoatendimento, por meio de plataforma online, para emissão de documentos importantes, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

Obras

Em 2017, o Governo de Rondônia iniciou uma série de investimentos em obras, com a construção de novas unidades em Ministro Andreazza, Urupá, Rolim de Moura, Ariquemes e no distrito de Surpresa, em Porto Velho. O trabalho também inclui reformas prediais nas unidades de Colorado do Oeste, Chupinguaia, Cabixi, Espigão do Oeste, no posto fiscal do quilômetro 130 BR-319, em Jaci-Paraná e na unidade de Porto Velho.

Os investimentos incluíram ainda as reformas das embarcações Quero-Quero II, do município de Pimenteiras Do Oeste, e Quero-Quero IV, de Guajará-Mirim.

Para atender a regional de Vilhena, como parte das estratégias previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, o Governo construiu dois novos postos fiscais móveis, tipo container, na divisa de Vilhena com o município de Juína/MT e na divisa de Cabixi/RO com Comodoro/MT.

Em andamento

Está em fase de elaboração de projeto, para licitação, as unidades de Ouro Preto, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Jaru, Porto Velho e Primavera de Rondônia. Também há previsão de reforma nas embarcações Quero-Quero I, II e III, que tendem Costa Marques, Pimenteiras Do Oeste e Porto Rolim, respectivamente.

Manutenção

Para melhorar o atendimento ao produtor, o Governo estadual realizou manutenção, com diversos serviços, nas unidades e postos localizados no distrito de Vista Alegre do Abunã (Porto Velho), Guajará-Mirim, Tarilândia, Theobroma, Machadinho do Oeste, distrito de Nova Colina (Ji-Paraná), Urupá, Nova Brasilândia, Alto Alegre dos Parecis, Porto Rolim (Rolim de Moura, Santana do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Fazenda Pau D’óleo (regional de São Francisco) e Cerejeiras.

Presença importante

A presença da Idaron em todas as regiões do estado é garantia de uma economia forte e uma produção agrícola e pecuária forte e pujante. “A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas tanto a enfermidades dos animais quanto a saúde pública. O mesmo pensamento se aplica a sanidade vegetal, uma vez que é necessário combater pragas que atingem às lavouras para que se minimize o uso de agrotóxicos. Em resumo, a Idaron está presente em todas as cadeias produtivas e alimentares, agindo desde o controle dos riscos à produção a garantia de qualidade dos alimentos ofertados ao consumidor”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.