//Servidores da Idaron têm artigo veiculado em uma das mais importantes publicações científicas da América Latina

Servidores da Idaron têm artigo veiculado em uma das mais importantes publicações científicas da América Latina

Imprimir
Um estudo científico de caráter estatístico, que compila dados de 2010 a 215, apontando avanços obtidos pelo Governo de Rondônia no combate a raiva bovina na região central do estado, foi veiculado na edição de janeiro da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, uma das mais importantes publicações científicas da América Latina.

O artigo, intitulado “Um Passeio Estatístico Aplicado às Medidas Governamentais: Incentivo a Vacinação Contra Raiva em Bovinos, na Região Central do Estado de Rondônia”, foi produzido por dois servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Rafael Luis da Silva, da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), e Flavia da Silva Nogueira Ward, da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Presidente Médici.

A importância da publicação está no caráter científico da revista que, editada em português, espanhol e inglês, visa promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) relacionadas às ciências ambientais e áreas corelacionadas. A publicação é detentora dos selos Impact Factor 2,28 by Citefactor, Novo Qualis (2017-2020) Referência B1 e Qualis (2013-2016), mais elevado em ciências ambientais (B1).

Segundo Rafael Luis, o objetivo do estudo é diagnosticar e analisar variações na taxa de vacinação de bovinos contra raiva no município de Presidente Médici/RO, nos anos de 2010 a 2015, após intervenção estratégica do Governo junto aos produtores rurais para incentivar a imunização do gado.

“É importante mencionar que a divulgação científica das atividades laborais do órgão, através da publicação de artigos científicos ou técnicos, tem o condão de transmitir à comunidade o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise, bem como atualizar significativamente as informações de trabalhos anteriormente publicados, nas diversas áreas de gestão desta Autarquia”, destacou.