//RETROSPECTIVA 2020 – Com mais de R$ 20 milhões em investimentos, Rondônia alcança status sanitário de livre de aftosa sem vacinação

O ano de 2020 foi repleto de conquistas para o agronegócio rondoniense. Destaque para a pecuária que, por conta dos investimentos e ações do Governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), alcançou o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O próximo passo é elevar esse status a nível internacional, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).

Além de cumprir todas as ações sanitárias previstas no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (Pnefa), do Mapa, ao longo deste ano, o governo Marcos Rocha reequipou a Idaron com veículos e barcos novos, um avião anfíbio, reaparelhou as unidades de fiscalização e modernizou todo o sistema de tecnologia da informação da Agência, com troca de computadores e ampliação do poder de armazenamento, processamento e backup do sistema online.

“Cumprindo o que foi determinado pelo Ministério da Agricultura, com chancela do governador Marcos Rocha, a Idaron reforçou sua capacidade de fiscalização por terra, água e ar na região de fronteira. Além da renovação da frota, a Agência também construiu dois novos postos de fiscalização na divisa com o Mato Grosso e instalou sistema de monitoramento por câmeras nas divisas com o MT”, destacou o presidente da Idaron, o médico veterinário Julio Cesar Rocha Peres.

Na fiscalização por terra, além caminhonetes e pickups, os técnicos da Idaron agora também contam com quatro quadriciclos, que foram entregues às regionais em que há áreas de difícil acesso, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena. “São veículos que vão melhorar o trabalho de vigilância, combate e controle de doenças em animais e pragas que ameaçam nossas propriedades rurais”, acentuou Julio Cesar.

Além dos quadriciclos, também foram entregues 43 projetores (data show) e 121 televisões para as unidades e regionais da Idaron, em todo o estado.

Tecnologia

A fim de garantir maior qualidade e segurança no sistema de tecnologia da informação voltado a prestação de serviço ao produtor rural, o Governo do Estado, com apoio do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), também investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição de computadores, servidores e equipamentos para backup.

Ao todo, foram comprados 516 computadores de mesa, sendo 30 de alto desempenho, 50 impressoras, quatro servidores para site backup, 107 roteadores Wi-fi, 1,2 mil licenças de antivírus e quatro televisores, num investimento total de R$ 5.398.659,58. “Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fesa, somente as licenças de software antivírus foram adquiridas com a fonte Idaron”, informou Felipe Câmara Bezerra, analista de T.I da Cotic/Idaron (Coordenadoria de Tecnologia da Informação).

Com a aquisição dessas novas tecnologias, os servidores principais que hospedam os serviços disponibilizados ao produtor, que são de última geração e alto desempenho e disponibilidade, garantem que os serviços sempre estejam funcionais, tanto para os escritórios da Agência quanto para o produtor, através da Internet.

Cartilha

Neste mês de dezembro, a Agência Idaron publicou uma cartilha sobre ‘Doenças Transmitidas por Alimentos ( DTA’s)’. Existem mais de 250 tipos de DTA’s no mundo, a maioria delas são infecções causadas por bactérias, vírus, protozoários e outros parasitas. Para alertar o produtor rural e a comunidade sobre o perigo dessas doenças e o meio de transmissão delas, o Governo de Rondônia produziu a cartilha e vai distribuí-la gratuitamente aos produtores.

A cartilha, produzida pelos técnicos da Gerência Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIPOA), integra o programa de educação sanitária da Idaron e tem como um dos seus objetivos o esclarecimento de questões importantes sobre alimentos de origem animal para a população do Estado de Rondônia.

Capacitação

Desde o final de 2019, com apoio do Fesa, a Agência Idaron investiu mais de R$ 19 milhões na estruturação das regionais e das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), com climatização onde não havia condicionadores de ar, instalação de bebedouros e aparelhamento dos escritórios, com cadeiras e televisores.

Além da valorização do profissional, a medida resulta na otimização do atendimento ao produtor rural e à sociedade em como um todo.

Frente as mudanças e avanços pelos quais passa o agronegócio em Rondônia, a Idaron tem mantido ainda um calendário de cursos e palestras para, em parceria com diversas instituições, garantir a atualização dos conhecimentos técnicos dos servidores. “Mesmo com a pandemia, o Governo de Rondônia se manteve firme, com avanços, para garantir segurança sanitária ao produtor rural, o que resultou na valorização tanto dos rebanhos quanto das lavouras”, afirmou Julio Cesar.