//Apoio de produtores de café e viveiristas para potencializar ações da Idaron pode resultar na melhoria da lavoura em RO

A evolução da cafeicultura em Rondônia, por meio do melhoramento genético, bem como da adoção de novas técnicas para o preparo do solo, do uso da irrigação, da adubação e do manejo adequado, tem resultado no aumento da produção e da qualidade do café no estado. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no ano de 2019, Rondônia produziu mais 2,4 milhões de sacas de café, com uma produtividade de 38,46 sacas por hectare plantado.

Aliado aos crescentes investimentos no setor, para que a economia cafeeira seja ainda mais pujante e se firme como uma das potências regionais, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) defende uma parceria mais consistente entre produtores de café e viveiristas para que, através de denúncias à Agência, as ações de fiscalização da Idaron sejam potencializadas.

A questão foi abordada na sexta-feira passada (04/12), durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Café do ano de 2020, pela fiscal agropecuária da Idaron, Rachel Barbosa. “A comercialização clandestina de mudas é um grande problema para o setor. É incontestável a necessidade do apoio e parceria dos produtores e de viveiristas e na denúncia das ocorrências do comércio ilegal, de modo que possa potencializar e intensificação ações de fiscalização”, afirmou Rachel Barbosa.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Câmara, Ezequias Braz da Silva Neto, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura, Emater Rondônia, Agência Idaron, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Finanças, Superintendência de Desenvolvimento, Embrapa Rondônia, Sebrae, Associação dos exportadores de café, Associação Brasileira da Indústria de Café, Associação dos viveiristas, Cooperativa mista de Machadinho, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia, Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia, Banco da Amazônia e Cooperativa de Crédito Rural Solidário.

Pauta

A pauta tratou de temas relevantes ao setor, iniciando com a explanação do técnico da Seagri, Janderson Dalazem, sobre o concurso de qualidade, Concafé, e do avanço e melhoria dos atributos e características dos cafés robustas de Rondônia. Juntamente, foram apresentados valores utilizados e atualmente disponível no Fundo de Apoio à Cultura do Café no Estado de Rondônia (Funcafé-RO).

A Seagri anunciou que recebeu os equipamentos adquiridos para implantação de um laboratório de análise física e sensorial para o café, e que serão transferidos ao Ifro de Cacoal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia.

O laboratório atenderá aos cafeicultores, bem como projetos de pesquisa, compradores, torrefadores e indústrias de café. Aproveitando também, os serviços dos técnicos recém-capacitados pela Idaron em parceria com o Mapa. Além deste, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutural (Sedi) comunicou disponibilização de recurso para Embrapa, na ordem de 4 milhões, para investir na pesquisa sobre avaliação do desempenho agronômico de 64 clones de café nas principais regiões produtoras de Rondônia.

Outra proposta que animou o fórum foi a promessa de parceria das indústrias com o Sebrae e a Seagri em desenvolver uma campanha de marketing para fortalecer e estimular o consumo e avaliação da qualidade do café nas prateleiras, combatendo possíveis fraudes, inclusive com aporte financeiro para a Campanha dividido entre os parceiros.

O presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Braz, o Tuta, ressaltou que o setor precisa estar unido e organizado para enfrentar os desafios à cultura do café em Rondônia.

Defesa Vegetal

A Câmara Setorial do Café editou manifesto de apoio à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) na sua missão de zelar pela defesa vegetal.

Recentemente, uma nota técnica da Comissão de Sementes e Mudas do Estado, formada pela Emater, Mapa/SFA-RO, Idaron e Embrapa, também foi divulgada em apoio às ações de combate aos nematoides do gênero Meloidogyne spp. que, dentre as várias ameaças, pode comprometer o solo e as lavouras de café no estado.