//Executiva da Idaron faz visita de inspeção às unidades de fiscalização no interior do estado

Na última semana, o presidente e o diretor executivo da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Júlio Cesar Rocha Peres e Licério Magalhães, respectivamente, fizeram visita técnica às unidades locais da Agência, no interior do estado, para acompanhar o andamento das medidas de inspeção e fiscalização que foram adotadas para garantir o reconhecimento internacional, pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), de área livre de aftosa sem vacinação.

Com reuniões em todas as unidades, Júlio Cesar e Licério Magalhães falaram dos investimentos em infraestrutura feitos pelo governo do Estado desde o ano passado. Em relação ao trabalho da Agência, destaque para as ações e implementações em fiscalizações e educação sanitária, “atividades indispensáveis nessa nova condição de área livre de aftosa sem vacinação”, segundo destacou Júlio Cesar.

Também foi feito um lembrete sobre a próxima campanha de declaração, para que os servidores continuem a divulgar o cadastramento de senha, estimulando o uso do sistema online da Idaron”. “É uma etapa importante. Também orientamos para que o servidor esteja atuante em barreira volante e em fiscalização e educação sanitária, inclusive com entrevistas à imprensa, para divulgar as ações da Idaron”.

Na oportunidade, o executivo da Idaron agradeceu o desempenho dos servidores durante esse período de isolamento social e destacou o comprometimento de todos no atendimento ao produtor rural. “Acredito, e muitos depoimentos corroboram isso, que temos cumprido nosso papel durante a pandemia. Em nenhum momento deixamos o produtor desassistido. Prestamos um serviço de qualidade, com atendimento remoto e presencial, respeitando o decreto do Governo, sem risco a saúde do servidor ou do homem do campo”, salientou Júlio Cesar.

Em Vilhena, além de reuniões nas unidades, a executiva tratou das ações da Regional e das metas que envolvem a realização de barreiras volantes e o funcionamento dos postos fixos. Também foi verificado a rotina do videomonitoramento, tecnologia recém-implantada, de extrema importância para garantir a segurança do rebanho na região de fronteira.