//Idaron dá início a mais uma etapa do projeto EFA Itapirema, em Ji-Paraná

Idaron dá início a mais uma etapa do projeto EFA Itapirema, em Ji-Paraná

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), por inciativa da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Ji-Paraná, iniciou mais uma etapa do projeto EFA Itapirema, que é realizado em parceria com a Escola Família Agrícola (EFA-Itapirema).

A abertura do projeto aconteceu no último dia 13, com o módulo ‘Atividades Desenvolvidas pela Idaron- Áreas Animal e Vegetal’. A dinâmica contou com orientações e entrega de apostilas para 42 alunos do 4° ano do curso Técnico em Agropecuária.

A finalidade do projeto é firmar parceria com os futuros profissionais, alertando-os sobre seu papel para o desenvolvimento do Estado, para que desenvolvam suas atividades, seja no mercado de trabalho ou em suas propriedades, envolvendo sempre a Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

A diretora da EFA, Gleiciele Martinelli, destacou a importância do projeto. “É uma oportunidade de aprendizado para o jovem desenvolver a profissão qualificado, com novas visões e, ainda mais, preparado para o mercado de trabalho ou para desenvolver as atividades na sua propriedade”, afirmou Martinelli, em agradecimento à parceria.

A coordenadora pedagógica Kátia Gervásio disse que este primeiro módulo é importante para os estudantes conhecerem o trabalho da Idaron, que, além de fiscalizar, orienta os produtores. “Esse conhecimento é muito valioso, pois esses estudantes se tornarão multiplicadores, ajudando as pessoas de suas regiões”, destacou a coordenadora.

Os estudantes afirmaram que o projeto é uma oportunidade de aprendizado. “Com essas atividades, vamos agregar novos conhecimentos”, afirmou a aluna Bianca Andrade.

A equipe da Idaron explicou todo trabalho realizado pelas áreas Vegetal e Animal, tirou dúvidas, realizou uma dinâmica destacando a importância de ter foco em seus objetivos, distribuiu material didático e informou o cronograma do curso, que será realizado em 10 módulos.

Os próximos temas serão os seguintes: Plantas tóxicas com ênfase na bovinocultura, Nematóides, Agrotóxicos, Principais doenças reprodutivas (PNCEBT), Febre aftosa e Varíola bovina (PNEFA), Raiva e Vaca louca (PNCRH), Forrageiras-ênfase nas principais pragas e doenças, Manejo de piscicultura, e Nutrição e Manejo reprodutivo em bovinos.

Durante o projeto, os estudantes fazem avaliações sobre conhecimento adquirido e o que acharam do curso. No mês de setembro, acontece o encerramento do curso com entrega de certificados.

PROJETO

A ideia do Projeto EFA Itapirema surgiu a partir do Projeto Multiplicadores do Saber desenvolvido em 2014, quando a equipe da Ulsav Ji-Paraná iniciou cursos em escolas polos da região. Finalizando o curso com os professores, a EFA mostrou interesse em qualificar ainda mais os alunos dentro da Defesa Sanitária Animal e Vegetal, então a equipe da Ulsav Ji-Paraná reiniciou as ações com o Projeto EFA Itapirema/Idaron em fevereiro do ano passado.