//Mutirão de recolhimento de embalagens de agrotóxicos recolhe 2,27 mil recipientes em Porto Velho

Mutirão de recolhimento de embalagens de agrotóxicos recolhe 2,27 mil recipientes em Porto Velho

Imprimir
Com apoio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a Associação dos Revendedores de Agroquímico de Porto Velho (Arapev) recolheu mais de 2,27 mil embalagens de defensivos agrícolas durante mutirão realizado nesta última quarta-feira (11), no Parque dos Tanques, bairro Nacional, na zona Norte de Porto Velho.

A ação, que também teve apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e das lojas agropecuárias da capital, atendeu 64 produtores rurais. A iniciativa foi fiscalizada por quatro técnicos da Idaron, Leonardo Ferro, Daydson Henrique Tivirolli Torres, Luiz Emilio e Naiane Paiva.

As embalagens recolhidas serão encaminhadas a central de recolhimento, em Cacoal/RO. As que foram devidamente lavadas, com a técnica da tríplice lavagem (resíduo da lavagem descartado no próprio pulverizador, junto com a calda) e furadas no fundo, poderão ser recicladas, as demais serão destruídas por meio de incineração.

Segundo o coordenador do programa de fiscalização de agrotóxicos da Idaron, Sirley Ávila Queiroz, o objetivo do mutirão é reforçar, junto a população, a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, para que não sejam descartadas no meio ambiente. “Caso essas embalagens não sejam recolhidas, há um grande risco de ela ir para no meio ambiente, gerando perigo à saúde do homem e dos animais”, alertou.