//Equipe gestora estadual do Pnefa delibera sobre a situação de RO em relação a erradicação da Febre Aftosa no Estado

Equipe gestora estadual do Pnefa delibera sobre a situação de RO em relação a erradicação da Febre Aftosa no Estado

Imprimir
A convite da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a equipe gestora do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) 2017-2026 se reuniu nesta quinta-feira (14), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, para conhecer e deliberar sobre os investimentos e avanços que o Governo do Estado tem feito visando uma definição quanto a suspensão da vacina contra a febre aftosa no estado.

A equipe gestora do Pnefa teve acesso a um relatório similar ao que será apresentado no próximo dia 21, em Rio Branco/AC, durante a 5a Reunião do Bloco I.

Na reunião, técnicos da Idaron prestaram contas sobre a situação atual da execução dos investimentos previstos no calendário de ações, com recursos do Fesa (Fundo Estadual de Sanidade Animal) e da própria Agência. Investimentos esses que giram em torno de R$ 20 milhões, contemplando a reestruturação de unidades locais em diversas regiões, aquisição de veículos, barcos, drones, aparelhos de informática, telefones satelitais e até um hidroavião.

Na pauta, também foram apresentadas questões relativas a auditoria do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que realizou vistorias em diversas unidades da Idaron para aferição do desempenho do serviço veterinário oficial. O relatório final da auditoria deve ser divulgado no início do próximo ano.

Sobre a suspensão da vacina, a equipe gestora do Pnefa teve acesso a um relatório similar ao que será apresentado no próximo dia 21, em Rio Branco/AC, durante a 5a Reunião do Bloco I. Foram apresentados os itens pactuados na última reunião, tendo sido demonstrado avanços bastante significativos nas ações definidas pelo Mapa.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades e instituições públicas ligadas ao agronegócio, a exemplo da Seagri, Emater, dentre outras. Também estiveram presentes os deputados estaduais Cirone Deiró, Chiquinho da Emater e Jean Oliveira.