//O Sucesso dos Programas de Governo para Fomento da Produção Agropecuária dependeda eficiência dos Servidores Envolvidos

O Sucesso dos Programas de Governo para Fomento da Produção Agropecuária dependeda eficiência dos Servidores Envolvidos

Imprimir
Jessé de Oliveira – Para um país forte, necessitamos de estados fortes. Para estados fortes, é imprescindível a união entre os órgãos de governo, secretarias, autarquias, empresas públicas, organizações da sociedade civil etc. Para alcançar essa união, é imprescindível a motivação dos servidores envolvidos.

Nosso estado está dando o exemplo de como essa união é importante para o interesse público e gerações futuras, quando constrói alicerces sólidos para o processo produtivo, fomentando programas para construir a qualidade dos produtos agropecuários.

Fomento significa estímulo, impulso, auxílio. O termo também é empregado com o sentido de alívio, bálsamo, aquilo que acalma. Tem origem etimológica no Latim ‘fomentus’, cujo significado é ‘o que aquece’, ‘o que mantém o fogo’. Fomentar é promover o progresso.

Um dos vários programas de fomento da Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia (Seagri) é o 4° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). O concurso tem duas categorias: qualidade de bebida e sustentabilidade da propriedade, para a avaliação e classificação do café e das propriedades inscritas. A Secretaria de Agricultura, com maestria, promoveu a união entre os esforços da Emater e Idaron, entre outros, montando equipes multidisciplinares para a classificação e análise das amostras dos cafés e do processo produtivo dos produtores participantes do concurso.

A equipe da Idaron, formada por nove servidores diretamente envolvidos, sendo cinco classificadores, dois coordenadores e dois estagiários, é responsável pela recepção, triagem, codificação individual, pesagem de amostras para análises física, degustativa e a contra prova, além da avaliação do tamanho, de acordo com a granulometria da peneira, e aferição do teor de umidade das 306 amostras dos grãos inscritos na competição. Os grãos são oriundos de 29 localidades de Rondônia.

Cabe ainda, à equipe da Idaron, a classificação dos grãos de café, com o processo de análise física, com separação e número de grãos por tipo de defeitos intrínsecos e extrínsecos. O acompanhamento do processo de análise sensorial e a auditoria das propriedades finalistas também é de responsabilidade da Agência.

É imprescindível destacar o orgulho dos servidores envolvidos nestas equipes, de estarem trabalhando por um programa tão importante. O sentimento de pertencimento é o combustível motivacional dos servidores envolvidos, o orgulho que promove a ‘liga’ necessária para o sucesso dessa união. Nosso lindo hino, “Céus de Rondônia”, exprime com fidelidade esse sentimento:

“Nestas fronteiras, de nossa pátria, Rondônia trabalha febrilmente. Nas oficinas e nas escolas. A orquestração empolga toda gente; Braços e mentes forjam cantando. A apoteose deste rincão. Que com orgulho exaltaremos, Enquanto nos palpita o coração…”.

Parabéns aos Servidores Públicos Envolvidos!

Servir ao nosso povo! Nossa Missão, Nosso Orgulho!