//Reunião técnica de atualização de classificadores de café da Agência Idaron

Reunião técnica de atualização de classificadores de café da Agência Idaron

Imprimir

Foi realizada, nos dias 26 e 27 de junho, na sede da Superintendência Federal de Agricultura – SFA/MAPA, em Porto Velho, Reunião Técnica de Atualização em Classificação Física e Degustativa de Café, com a participação dos Classificadores da Agência Idaron, Luiz Pereira Barros, de Porto Velho, Reinaldo Aparecido Parreira, de Alta Floresta D`Oeste, Jean Ramos dos Santos, de Ouro Preto D`Oeste, Luciano Marcos Mussulin, de Nova Brasilândia D`Oeste, Ronyston do Nascimento Viali, de Cacoal. Estiveram presentes também, os representantes Renato da Costa Mello, Coordenador do Programa de Classificação Vegetal, Rachel Barbosa da Silva, Coordenadora do Programa Certificação da Produção Vegetal e Educação Sanitária, Francis Raphael Cidade, Coordenador do Programa Identificação Geográfica do CAFÉ-EMATER e Janderson Dalazen, Coordenador do CONCAFÉ-SEAGRI.

A reunião foi conduzida pelo Instrutor Técnico do Ministério da Agricultura, Alcides Flores e teve como objetivos promover a atualização dos conhecimentos e habilidades sobre o referido tema nos padrões oficiais de classificação, instituídos pelos Regulamentos Técnicos aprovados pelas Instruções Normativas do MAPA, ampliar as ações de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, face à demanda de produção de café do Estado, apoiar os Concursos de Qualidade do Café promovidos pelo Governo do Estado, através da SEAGRI, EMATER e IDARON, assim como as Ações do Programa Nacional de Identificação Geográfica – IG.

Na oportunidade, foram abordadas a situação da cafeicultura no Brasil, as diversas espécies e variedades de cafés, destacando-se as origens do Arábica e Robusta, assim como os vários tipos de defeitos que são considerados na classificação física do produto. Nesse interim, foi utilizada uma metodologia prática de degustação, conduzida pelo Eng. Agrônomo da SEAGRI Janderson Dalazem, na qual se analisou diversos aspectos físicos e sensoriais do café, através da prova de xícaras.

Segundo o Gerente da GISDV, Jessé de Oliveira Júnior, a Reunião Técnica atingiu o objetivo esperado, capacitando e atualizando os classificadores para atender a programação de trabalho da Gerência quanto aos projetos de incentivo e melhoria da qualidade dos cafés de Rondônia, em fase de implementação pela IDARON, EMATER E SEAGRI.