//Coleta itinerante recebe embalagens vazias de agrotóxicos no Distrito 5º BEC – Machadinho

Na última quinta-feira, 27de junho do corrente, a Idaron em parceria com a Emater e Associação de Revendas de Agrotóxicos de Machadinho D’Oeste iniciou o recebimento itinerante de embalagens vazias 2019 no Distrito de 5º BEC.

A equipe composta por servidores da Agência estiveram na localidade, propiciando aos produtores essa modalidade de devolução, cuja maior vantagem é a facilidade na realização da entrega de embalagens e posterior encaminhamento das mesmas para a destinação final adequada, evitando assim o descarte inadequado e penalidades decorrentes da não devolução.

A coleta itinerante é uma iniciativa da Idaron e Emater do Distrito 5º BEC, posto físico de atendimento ao produtor rural, que realiza também ações fiscalizatórias e educativas, localizado a 40 Km do município de Machadinho do Oeste. No caso dessa atividade, principalmente é atendido o produtor rural que adquire pequenas quantidades, informou o Engº. Agrônomo e empresário Marcelo Ricardo.

No evento, 145 produtores efetuaram a entrega, onde, após a conferência das embalagens, foi entregue recibo de devolução, constando o tipo e totalidade das embalagens.

Depois de coletadas, as embalagens são enviadas para centrais de recebimento credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde passam por triagem e separação para seguirem a destinação final.

Segundo o Supervisor Regional da Agência Idaron, Alencar Pedralli, a ação contribui para o cumprimento de uma obrigação prevista em Lei, a preservação do meio ambiente, da saúde e da segurança do produtor rural e sua família.

“A aquisição de agrotóxicos na região é realizada em pequenas quantidades, mas por um número elevado de produtores rurais, o que acaba se refletindo numa grande quantidade de embalagens”, lembra Gilmar Luiz, Chefe da Unidade Idaron 5º BEC.

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o assunto  estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Fonte: Idaron, Regional Jaru.