//Governo entrega aeronave anfíbia à Idaron para operações de fiscalização de fronteira em Rondônia

Governo entrega aeronave anfíbia à Idaron para operações de fiscalização de fronteira em Rondônia

Imprimir
O governador de Rondônia, Coronel PM Marcos Rocha, fez a entrega oficial de um avião anfíbio Super Petrel LS à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado, na manhã desta terça-feira (16/2). Aeronave, adquirida com recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), será utilizada para operações de fiscalização de fronteira e atendimento aos postos fiscais do interior. A entrega da aeronave aconteceu no hangar do Governo do Estado, no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.

Em breve discurso, o chefe do executivo estadual destacou as ações da Agência no controle de doenças importantes, como a Febre Aftosa, e deu ênfase ao trabalho implementado pela Idaron que resultou no reconhecimento do estado, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como área livre de Aftosa sem vacinação. “Foi um passo importante que valorizou ainda mais a pecuária rondoniense”.

Sobre a nova aeronave, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres afirmou que o objetivo é manter uma fiscalização mais efetiva para maior controle da entrada de animais, vegetais e alimentos de países vizinhos. “Integrado por comunicação via satélite com as equipes em terra ou em barcos, a função da aeronave será de identificar rotas de transporte de animais e vegetais no estado, em especial na fronteira internacional e divisas, inibindo o trânsito de veículos que possam pôr em risco o patrimônio agropecuário de Rondônia”.

Além disso, a aeronave também será utilizada para mapear pontos de concentração de rebanhos, localizar animais alongados, vistoriar propriedades que tenham sido objeto de denúncias ou estejam em locais de difícil acesso.

É um serviço realizado exclusivamente pela Idaron, que fiscaliza mais de 1.500 km de fronteira “molhada”, por cerca de duas vezes no mês, para impedir que animais da Bolívia passem para o Brasil. Este serviço é complementado com mais dois barcos, de codinome “quero-quero”, que dão o apoio a missão. A aeronave será operada pelo Núcleo de Aviação de Segurança de Rondônia.

“O serviço aéreo amplia significativamente o campo de visão nas atividades de fiscalização e monitoramento, conferindo distinto incremento na eficiência dos trabalhos quando atua harmonicamente com as equipes de solo e água. Esta nova aeronave vem substituir a antiga Super Petrel 100, prefixo PU-RND, apelidada de Tracaja-1, que voou mais de 150.000 km em nove anos de trabalho, sobre o território de Rondônia, a serviço da defesa agropecuária”, acentuou Julio Cesar.

“A aeronave é moderna, com condição bastante peculiar com o atendimento ao produtor rural, levando em consideração as características da região amazônica, com muitas regiões de lagos e rios, facilitando a Agência Idaron a cumprir o seu propósito maior, que é a defesa sanitária, fiscalizando fronteiras e mantendo a vigilância ativa, agregando tanto em informação, como em patrulhamento”, completou.

Em 2019, a Agência Idaron realizou a aquisição de vários itens essenciais de fiscalização e monitoramento nas fronteiras. O reaparelhamento da agência, com renovação da frota, construção e reforma de unidades de fiscalização e aquisição de aparelhos, telefones via satélite, câmeras para monitoramento de fronteira, barcos e até um hidroavião, garantem a proteção no tocante ao controle de doenças em animais e pragas em vegetais.

Júlio Peres ressalta que “a reestruturação da agência teve início graças ao apoio do governador Marcos Rocha, nos oportunizando com infraestrutura de computadores, máquinas e veículos. Essa é mais uma aquisição que o Governo do Estado faz através da Idaron, possibilitando a modernização na execução dos seus trabalhos”.